Noventa e cinco por cento dos municípios do Maranhão aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este dado foi apresentado pela coordenadora do Pacto no Estado e pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dourivan Câmara, no II Seminário Estadual do PNAIC, na última sexta, 15 de maio.

PNAIC Dourivan Camara mesa compacto

O PNAIC responde à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para assegurar a alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A coordenadora comemorou o alto índice de participação dos municípios e agradeceu a todos os que colaboraram para este êxito, incluindo a Fundação Sousândrade, responsável pelo gerenciamento técnico do projeto. “Sem essa união, não conseguiríamos administrar o programa. Eu desconheço outro projeto da UFMA que tenha atingido tantos municípios”, disse Dourivan Câmara. “É um momento ímpar”, completou.

A reitora da UFMA, Nair Portela, parabenizou os professores por terem “abraçado a causa” e, entre os demais cumprimentos à mesa, dirigiu-se à representante da Fundação Sousândrade, Shirley Saraiva, e disse que a Fundação entra como gestora e com grande responsabilidade.  “A gente gosta do que faz e faz com amor, essa é a diferença”, disse a Reitora sobre todos os colaboradores. “Eu também sou professora e estou feliz por estar neste caminho”.

PNAIC nair portela mesa 3 compacto

 

Em nome da Fundação Sousândrade, a coordenadora de projeto Shirley Saraiva agradeceu pela oportunidade em participar de um projeto de fundamental importância para a educação do país. “Estamos sempre de portas abertas para colaborar com projetos educacionais que fazem a diferença na vida das pessoas, como é o PNAIC”, disse ela.

Também participaram da abertura do Seminário representantes da Secretaria de Estado da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a representante da coordenação nacional da Formação Continuada do PNAIC, Celine do Nascimento, que disse: "Para nós, do MEC, é um prazer estar neste momento importante de avaliação de um processo de quatro anos, em que reconhecemos os desafios enfrentados”.

A programação também contou com exposição dos trabalhos dos alunos, conforme fotos abaixo.

PNAIC trabalhos brejo compacto

 

PNAIC trabalhos joao lisboa e icatu compacto

PNAIC trabalhos sitio novo e sao bento compacto

PNAIC trabalhos vitoria do mearim compacto

 

Back to Top