O Projeto Trabalho Técnico Social ? PTTS do PAC / Saneamento de São Luís (Sistema Vinhais, Anil e São Francisco) e do interior do Estado (São José de Ribamar, Santa Luzia e Itapecuru-Mirim), resulta de uma parceria da FSADU com a CAEMA. Tem como objetivo desenvolver ações socioeducativas junto às comunidades atingidas com vistas ao fortalecimento do espírito de preservação, proteção do meio ambiente, em busca da melhoria da qualidade de vida e direito a cidadania.

O Projeto, neste primeiro semestre de 2012, está sendo executado em São Luís (Sistema São Francisco) e no interior do Estado, no município de Itapecuru-Mirim, mediante as ações socioambientais e cursos de capacitação para as lideranças comunitárias e o público interessado, nas seguintes habilidades: Bombeiro Hidráulico, Reciclagem de Lixo, Educação Ambiental para Formação de Educadores e Saneamento Básico.

Sua metodologia de intervenção inclui a realização de uma pesquisa socioeconômica a ser iniciada em maio / 2012, atingindo 344.000 pessoas beneficiadas, assim distribuídas: no Sistema Vinhais 246.000 pessoas, no Sistema Anil 56.000 pessoas e no Sistema São Francisco 42.000.

Os objetivos da Pesquisa são:

  • Realizar o diagnóstico socioeconômico e ambiental do público beneficiado pelo PTTS;
  • Avaliar os resultados das ações desenvolvidas pelo Programa.
Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 2.479.482,47 Contrato(s): 013/2011-PRJ/CAEMA/FSADU

Esse projeto tem o como objetivo principal, fazer análise laboratorial para prevenção de toxinfecção e controle de alimentos. O valor do contrato é de R$ 313.420,00 (trezentos e treze mil quatrocentos e vinte reais).

Este projeto está executando todas as análises solicitadas em São Luís de acordo com a demanda.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 313.420,00 Contrato(s): 1062645

Tem como objetivo monitorar a merenda escolar distribuída no Estado do Maranhão em diferentes unidades de produção, como garantia de produtos de boa qualidade por meio de análises bacteriológicas. O valor total nos municípios é de R$ 849.600,00 (oitocentos e quarenta e nove mil seiscentos reais).

Este projeto está executando o monitoramento no Estado do Maranhão de acordo com o plano de trabalho.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 849.600,00 Contrato(s): 1057664

O Programa de Formação inicial para professores na Educação Infantil tem como finalidade formar professores para atuar com alunos na educação infantil. O valor do contrato é de R$ 1.197.457,10 (um milhão cento e noventa e sete mil quatrocentos e cinquenta e sete reais e dez centavos).

O contrato que anteriormente tinha sua vigência encerrada em 2011, foi prorrogado até 31 de agosto de 2012, pois a Coordenação do projeto não conseguiu terminar o curso em tempo previsto, pelos inúmeros atrasos dos recursos.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 1.197.457,10 Contrato(s): 007.014.017/2010

O Curso Especial de Licenciatura em Pedagogia da Terra tem como objetivo promover a formação superior de educadores para as áreas ligadas a reforma agrária no Maranhão. Seu contrato e no valor de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) e seu contrato tem vigência encerrada em 31 de dezembro de 2012. Este projeto não tem taxas administrativas.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 1.800.000,00 Contrato(s): 007.029.037/2008

Curso de Licenciatura em Educação do Campo tem o objetivo à habilitação de Professores do Ensino Fundamental nas escolas do Campo, em nível de licenciatura, com habilitações em Ciências Agrárias, da Natureza e Matemática. O valor do contrato e R$ 954.360,96 (novecentos e cinquenta e quatro mil trezentos e sessenta e noventa e seis reais). Este projeto não tem taxas administrativas.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 954.360,96 Contrato(s): 007.093.034/2011

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR, como objetivo oferecer cursos em 2ª Licenciatura na modalidade presencial e a distância, tais cursos possuem as estruturas curriculares pautadas nas políticas educacionais no Ministério da Educação e legislação vigente, como forma de sanar o lapso existente na formação desses professores utilizando metodologias como: tecnologias de informação e comunicação na escola e as relações entre educação e sociedade. O Projeto tem o valor de R$ 1.803.400,00 (um milhão oitocentos e três mil e quatrocentos reais). Este projeto não tem taxas administrativas.

O projeto tem alcançado as metas de vagas oferecidas com 2.647 alunos divididos nas disciplinas: Educação Física, Geografia, Matemática, Física, Letras, Espanhol, Inglês, Português, Sociologia, História, Pedagogia I e II.

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 1.803.400,00 Contrato(s): 007.014.015/2011

o PNAP ? Programa Nacional de Formação de Administração Pública, aprovado pela CAPES/MEC/Sistema de Universidade Aberta do Brasil, oferecido na Modalidade a Distância, através da oferta dos cursos: Bacharelado em Administração Pública - com 250 vagas - 5 pólos e dos Cursos de Especialização em: Gestão em Saúde ? com 320 vagas - 8 pólos; Gestão Pública ? com 320 vagas ? 8 pólos; Gestão Pública Municipal ? com 320 - vagas ? 8 pólos; totalizando 1.210 vagas, nos 11 pólos do Estado do Maranhão, a saber: Bom Jesus das Selvas, Codó, Caxias, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Balsas, Timon e Viana. Verifica-se que das 1.210 vagas disponíveis, foram preenchidas 937, distribuídas nos seguintes cursos: Gestão Pública - 307, Gestão em Saúde - 290, Gestão Pública Municipal - 290 e Administração Pública 50.

Os cursos destinam-se aos portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

O projeto teve como metodologia a Estrutura Curricular, devendo ser incorporada a compreensão de que o currículo e o conhecimento devem ser vistos como construções e produtos de relações sociais particulares e históricas e, ainda, que deve ser orientado numa perspectiva crítica, onde ação-reflexão-ação se coloquem como atitude que possibilite ultrapassar o conhecimento de senso comum. Três conceitos são escolhidos para servir não só de elo entre as áreas e os núcleos de conhecimento, mas também de fio condutor para base metodológica do curso, a saber: Historicidade, Construção e Diversidade.

Os cursos foram estruturados através de: Vídeos conferências, Vídeo aula, Fóruns, Chats, Textos impressos de apoio ao estudo, por disciplina; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares; Encontros presenciais; Sistema de acompanhamento (tutoria).

Coordenador: Vigência:
Financiador: Executor:
Valor: R$ 413.916,04 Contrato(s): 007.030.038/2008

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