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Mais uma vez a Fundação Sousândrade apoia o Festival Guarnicê de Cinema, realizado em São Luís (MA), que chega à sua 40ª edição este ano. Há mais de duas décadas a FSADU é parceira deste evento, que é o quarto mais antigo Festival de cinema do Brasil. Em 2017, o evento será realizado no período de 02 a 10 de junho, e a organização já divulgou a lista dos 38 filmes selecionados dentre aproximadamente 400 inscritos.

 

A diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora do Festival, Fernanda Pinheiro, adianta que as sessões dos longas-metragens, curtas e da mostra maranhense devem ser apresentadas em seis locais da cidade. Três já estão confirmados: Teatro Alcione Nazaré, Teatro da Cidade e Cine Praia Grande. A competição foi aberta para produções de todo o país. Para compor a equipe que analisará os filmes, estão sendo esperados três jurados de renome nacional.

 

Segundo a coordenadora, os bons filmes maranhenses que ficarem de fora da mostra competitiva terão a oportunidade de serem exibidos na mostra maranhense. “Tudo está sendo planejado para incentivarmos a produção local. E este ano temos o diferencial de comemorarmos os 40 anos do Festival. São muitos detalhes para a infraestrutura e, por isso, a gestão financeira da Fundação Sousândrade é fundamental”, analisou Fernanda Pinheiro. 

 

CLIQUE AQUI para ver a relação completa dos filmes selecionados.

 

 Acompanhe as notícias do Festival Guarnicê de Cinema em: www.cultura.ufma.br/40guarnice

 

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OBJETIVO GERAL

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, gestores que atuem em planejamento urbano, transportes e mobilidade, visando ampliar seus conhecimentos sobre a docência nesse campo, bem como a capacidade de reflexão, análise e desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida, do fluxo de carga e de pessoas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oferecer conhecimentos sobre a prática de gestão de sistemas de transporte;

•Transmitir uma visão técnica e integrada da mobilidade urbana;

•Abordar as características de cidades sustentáveis e inteligentes.

 

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, economistas, administradores, gerentes, executivos e demais profissionais graduados que atuam ou desejam atuar nas áreas de Gestão da Mobilidade e Engenharia de Transporte, possuidores de diploma de curso superior.

 

METODOLOGIA

O Curso está baseado em aulas expositivas dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e utilização de laboratórios de informática. Está organizado em 18 disciplinas mais a orientação do trabalho de conclusão do curso, num total de 360h,  a serem trabalhadas em 18 meses de aulas e mais 3 meses para o desenvolvimento e conclusão do TCC.

O desenvolvimento do curso se dará da seguinte forma: cada disciplina/sala terá um encontro presencial mensal com aulas às sextas-feiras a noite, sábado o dia inteiro e domingo de manhã. Totalizando 20 horas em cada disciplina, sendo ao todo 54 encontros. Os Encontros presenciais visam possibilitar uma melhor interatividade do aluno com o professor, fomentando o debate teórico e prático da disciplina. 

O trabalho de conclusão de curso deverá ser resultante do projeto de investigação, em forma de um artigo científico, que será desenvolvido ao longo do curso. O projeto de investigação deverá ser individual, produzido e desenvolvido a partir da prática de cada aluno e de temas atuais e relevantes.


VALOR

INSCRIÇÃO

R$ 40,00

MENSALIDADES

21 x R$ 550,00

Após efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, o(a) candidato(a) deverá entregar, para fins de matrícula, os documentos listados abaixo.

ORD

DOCUMENTOS

01

Cópia do diploma de Graduação expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

02

Cópia do Histórico Escolar de graduação

03

Cópia do Documento de Identidade oficial

04

Cópia do CPF

05

Cópia do comprovante de residência

06

Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição

07

1 Foto 3x4 colorida e recente

08

Currículo Lattes ou Vitae

 

PREVISÃO DE INÍCIO

Maio de 2017

 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MESES DISCIPLINA
1 Metodologia I
2 Gestão de Projetos
3 Sustentabilidade
4 Transporte Marítimo
5 Transporte Rodoviário
6 Transporte Ferroviário
7 Planejamento de transportes
8 Regulação
9 Gestão da Mobilidade Urbana
10 Transporte Público
11 Engenharia de Tráfego
12 Transportes, Mobilidade e Meio ambiente
13 Segurança no Tráfego
14 Urbanismo, Planejamento e Gestão de Cidades
15 Gestão de Pessoas
16 Cidade Inteligentes
17 Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
18 Metodologia II

 

Arte do projeto

A diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, o diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico- NACITEC/FSADU- Ivaldo Vidigal, e a coordenadora do Curso de Libras, Maria Nilza Quixaba, estiveram em Imperatriz, Porto Franco, Caxias, Balsas e Grajaú para apresentação do projeto do Curso de Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos aos secretários de Educação dos referidos municípios.

 Balsas sec Flavio Nogueira

 Balsas: Secretário de Educação, Flávio Nogueira, ao lado da presidente da FSADU, Evangelina Noronha (dir),da coordenadora do Curso, Nilza Quixaba e do diretor do NACITEC, Ivaldo Vidigal, com equipe da Secretaria

 

 Imperatriz prefeito Francisco Ramos

 Imperatriz: Prefeito Francisco Ramos atento à apresentação da FSADU por Ivaldo Vidigal

 

 Grajau secretarios Joao Caetano Casa Civil e Ione Santos educ

Grajaú: Secretários João Caetano da Silva (Casa Civil) e Ione Santos (Educação) recebem equipe da FSADU 

 

 Sobre o Curso de Libras

 O Curso de Libras será semipresencial em seis Pólos do Maranhão: Sâo Luís. Caixas, Balsas, Porto Franco, Grajaú e Imperatriz. O público-alvo do curso são profissionais que têm conhecimentos básicos de Libras e/ou experiência no atendimento às pessoas surdas. O curso terá duração de 18 meses, no período de 24 de abril de 2017 a 04 de outubro de 2018

 

 As inscrições podem ser feitas aqui. 

 

O Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica PROEB, juntamente com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, já contabilizam no Maranhão 4,7 mil professores formados para atuarem na Educação Básica.

 

 

Esses projetos são viabilizados por meio da parceria entre as Prefeituras Municipais e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com o apoio técnico e estrutural da Fundação Sousândrade.

 

Projetos dessa natureza endossam o que disse a reitora Nair Portela, no vídeo abaixo: “Sem educação não há desenvolvimento, e o principal agente de educação é o professor”.

 

Clique abaixo e confira a reportagem da TV UFMA.

turma proeb parfor 

 

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