No dia 19/02/2014 aconteceu, na FSADU, a assinatura do Contrato para realização dos Cursos de Especialização em Criminologia e Administração Pública, os quais conduzem o aluno ao Mestrado, oferecido pelo Instituto Universitário Atlântico e Universidades Portuguesas. O Curso de Criminologia e o de Administração Pública terão início em 2014, conforme Edital publicado no site da FSADU: www.fsadu.org.br.

 

 

Realizada no dia 4 de dezembro, a cerimônia de premiação do Concurso de Redação promovido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ? CAEMA, em parceria com a Fundação Sousândrade. O Concurso foi direcionado a alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Escolas Públicas (Municipais e Estaduais) localizadas em áreas de desenvolvimento das ações do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) da Companhia. O PTTS é executado nas comunidades do entorno das obras do Projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís e visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Concurso teve como tema "Educação Ambiental, uma questão de cidadania", visando incentivar os alunos a refletirem sobre as questões ambientais e como estas influenciam suas vidas e a de seus moradores.

Ao todo foram inscritas 292 redações de alunos provenientes de 22 escolas públicas, que foram analisadas por uma comissão julgadora formada por 5 membros: Nelson Almada Lima, engenheiro e coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais da CAEMA; Raimundo Nonato Medeiros, engenheiro e gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA; Mara Calazans da Silva Ramos, Sabina Dias Carneiro e Iraci Malheiros, professoras e colaboradoras da Gerência de Concursos da Fundação Sousândrade.

Das redações que participaram do concurso, foram selecionadas 6 que receberam a seguinte premiação:
CATEGORIA 1 - ENSINO FUNDAMENTAL

  • 1º Lugar: Letícia de Almeida dos Santos, aluna do 8º ano, da Unidade Cônego Ribamar Carvalho Bairro COHAB Anil III. Recebeu um computador.
  • 2º lugar: Cássia Rozeli Martins de Oliveira, aluna do 9º ano, da Unidade Integrada Rubem Almeida, no Bequimão. Recebeu um tablet.
  • 3º lugar: Júlia Carolina Costa Pereira, aluna do 9º ano da Unidade Escolar Básica Professor Rubem Teixeira Goulart na Cohab Anil III. Recebeu uma câmera fotográfica digital.

CATEGORIA 2 - ENSINO MÉDIO

  • 1º lugar: Rayany Matos Cabral, aluna do 1º ano do Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal na Alemanha. Recebeu um computador.
  • 2º lugar: Luciana Teixeira Martins, aluna do 1º ano do Centro de Ensino Médio Coelho Neto, Ivar Saldanha. Recebeu um tablet.
  • 3º lugar: Felipe Matheus Santos, aluno do 1º ano do Centro de Ensino Médio Manoel Beckman no Bequimão. Recebeu uma câmera fotográfica digital.

Foi realizado de 11 a 14 de novembro de 2013, no balneário de Porto de Galinhas, localizado no litoral sul de Pernambuco, o 31º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio ao Desenvolvimento às Instituições de Ensino Superior (CONFIES) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE-UFPE).

Na ocasião foram apresentados temas relevantes como Modelo de Desenvolvimento Brasileiro, Financiamento no Sistema Nacional da Inovação, Parques Tecnológicos, as Práticas das Fundações e outras abordagens que contribuíram para respaldar, de forma bem significativa, os projetos e demais ações desenvolvidas pelas Fundações.

A Presidente do Conselho Curador, em exercício, a Diretoria Executiva, Gerentes, o Coordenador da Assessoria Jurídica e Coordenadores de projetos da Fundação Sousândrade estiveram presentes ao evento.

No dia 19/02/2014 foi realizada a 2ª Reunião Geral da Diretoria Executiva da FSADU, tendo como foco apresentar os Projetos Sociais: ?Jovens Fazendo Arte? e ?Construindo Cidadania?, coordenados pelo Prof. Dr. Fernando Antonio Guimarães Ramos e o ?Projeto Avaliação de Desempenho?, coordenado pela Profª. Albiane Oliveira Gomes. A reunião culminou com os parabéns aos empregados da FSADU, aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro/2014.

Reitora Nair Portela recebe o título de cidadã de São Luís da Câmara Municipal

A honraria foi concedida por suas contribuições na área da saúde e da educação ao longo de 43 anos de carreira na capital maranhense 

 

SÃO LUÍS - Por seus extensos serviços prestados na área da saúde e educação, na capital maranhense, ao longo de 43 anos de carreira, a reitora Nair Portela recebeu, na manhã destasexta-feira, 25, o título de cidadã de São Luís da Câmara Municipal da cidade. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 139/2015, indicação do vereador Honorato Fernandes e aprovado pela Casa por unanimidade.

 

Nascida em Buriti em 22 de janeiro de 1950, veio para a capital em 1961, aos 11 anos de idade, para completar os estudos do ensino fundamental. A cidade, que naquela época a espantou pelo tamanho, se tornou um lar e o local de grande parte da vida profissional em enfermagem. Graduou-se pela Universidade Federal do Maranhão em 1973 e, desde então, tem contribuído com práticas e pesquisas em gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, e pedagogia e didática.

 

Como professora associada da UFMA - lotada no Campus do Bacanga - e diretora de Ensino e Pesquisa em Enfermagem, estimulou relações entre UFMA e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, e deu início à Residência Multiprofissional, com dez categorias profissionais no Hospital Universitário da UFMA, colaborando para a qualificação de profissionais da área da saúde em várias áreas.

 

Antes de se tornar a primeira reitora da Universidade Federal do Maranhão, foi Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde no quadriênio 2011-2015, contribuindo em momentos importantes da instituição, tais como a implantação dos cursos de Medicina e de Enfermagem em Pinheiro e em Imperatriz.         

 

Nair Portela agradeceu o título, lembrando de momentos marcantes de sua vida na cidade de São Luís e reforçou seu compromisso com a capital maranhense. "Como educadora e profissional da saúde, vejo aumentar ainda mais a minha responsabilidade para com esta cidade. Cresce, em mim, o desejo de ajudar na tarefa de melhorar os seus indicadores na educação e na saúde, de contribuir na formulação de políticas públicas, de trabalhar em prol da construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. O título de cidadã de São Luís é uma honraria que muito me eleva e no qual sempre terei enorme orgulho", exaltou, diante de familiares e convidados.

 

Na mesma solenidade, também foi concedido o título de cidadão de São Luís ao seu esposo, Elsior Coutinho, pelo Decreto Legislativo 140/2015. Oriundo de Coelho Neto, com data de nascimento a 19 de dezembro de 1946, deu colaborações significativas à "Cidade dos Azulejos" em artigos, crônicas e contos ao jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão, além de lançar o livro Águas e Ventos da Vida e da Morte, romance de costumes regionais. "Tenho agora uma nova mãe que, pelas mãos legisladoras dos seus legítimos e dignos representantes, acaba de me adotar: a poética, querida, festeira, culta, faceira e mais do que musical São Luís do Maranhão", proferiu.

 

Além de Nair Portela e Elsior Coutinho, estiveram na mesa de solenidade o presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum, os vereadores Ivaldo Rodrigues e Honorato Fernandes, o desembargador Milson Coutinho e a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

 

 

 

 

 

Pagina 24 de 24

Back to Top