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Projeto Trabalho Técnico Social Sistema São Francisco - Concurso de Redação

Resultado Final do Concurso de Redação. TEMA: “Educação Ambiental: Uma Questão de Cidadania”.

Ganhadores do Concurso:

1º Lugar: DAVI EMANOEL CRUZ MAGALHÃES da Escola U.I. Roseana Sarney Murad- Prêmio um Notebook;

2º Lugar: SABRINA KELY DANANCIO DA SILVA da Escola U.I. Renascença- Prêmio um Smartphone;

3º Lugar: FABRICIO LUANDERSON BARROS ALMEIDA da Escola U.I. Raimundo Correa- Prêmio um Tablet.

Informamos ainda que a entrega da premiação será realizado no dia 18 de dezembro de 2014 às 14:00 horas no Auditório da CAEMA, endereço Rua Silva Jardim 307, Centro.

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O sistema SICONV tem como objetivo dar maior transparência e publicidade aos convênios, contratos de repasse e termos de parcerias feitas pela União com estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. 

Aconteceu entre os dias 24 a 28 de novembro de 2014 o Treinamento em Sistema SICONV que foi ministrado pelo Dr. Ricardo Felix Santana, analista em C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com experiência na área de valoração econômica de recursos naturais e políticas públicas.

O treinamento foi focado em todas as funcionalidades do SICONV, nos termos de parceria com entidades sem fins lucrativos, enfatizando a Cotação Prévia e a Ordem Bancária por Transferência Voluntária (OBTV), obrigatória a partir de 1° de agosto de 2012

O mesmo foi destinado aos profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam captar e executar projetos por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal.

O Treinamento em Sistema SICONV foi idealizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) através do seu Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (NACITEC).

 

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Contou com a presença de quase 80% de seus alunos

Aconteceu dia 20 de novembro de 2014, no auditório do Hotel Abbeville, a aula magna do curso de especialização em Educação para a Saúde, oferecido pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com o Instituto Atlântico e o apoio da Fundação Sousândrade de apoio ao desenvolvimento da UFMA.

A aula magna foi ministrada pelo Prof. Dr. Rui Manoel Mendes, do Instituto Politécnico de Coimbra - Portugal.

O curso de especialização em Educação para a Saúde tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e práticas obtidos ao longo de formações superiores no domínio da educação e da saúde, de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências, saberes e fazeres profissionais e pessoais.

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O encontro de avaliação serve para trazer experiências do primeiro contato dos formadores regionais com os orientadores de estudo, relatando as dificuldades, sugestões, considerações, realidade local e próximas ações a serem realizadas.

Como parte da programação do Primeiro Encontro de Formadores Regionais do Plano Nacional pela Educação no Ensino Médio (PNEM), iniciado dia 20 de novembro de 2014, no auditório da Fundação Sousândrade, aconteceu a mesa de abertura onde formadores, coordenadores e professores puderam se reunir para iniciar os debates em torno do Plano e da educação do Maranhão.

A supervisora de currículos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conceição Andrade, abriu os discursos e falou sobre a importância do momento de debate promovido pelo encontro. De mesma opinião, a coordenadora de ensino médio da Seduc, Négile Melo, constatou que o pacto, além de permitir um diálogo com a universidade, também promove a valorização dos profissionais, informação ressaltada pelo presidente do comitê de Formação da UFMA.

O presidente do SINPROESEMMA, Antônio Pinheiro, destacou, em seu discurso, que o Brasil está vivendo um momento de mudanças onde é necessário buscar uma perspectiva para suprir os obstáculos encontrados na educação e que o pacto seria uma delas.

Na ocasião, houve também a apresentação ‘Desejo de Catirina’, dos alunos da Unidade Integrada Maria José Aragão, do bairro Cidade Operária.

O evento é uma forma de avaliação dos impactos da formação promovida pelo Plano Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e serve para trazer experiências do primeiro contato dos formadores regionais com os orientadores de estudo, relatando as dificuldades, sugestões, considerações, realidade local e próximas ações a serem realizadas.

O PNEM conta com o apoio da Fundação Sousândrade na parte Técnica e Estrutural.

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Durante sua aula, o prof Dr Ilmar Polary falou sobre Sistemas de Administração Pública

O curso de especialização em Administração Pública oferecido pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) - Portugal, em Parceria com a Fundação Sousândrade recebeu, na sede da Fundação durante os dias 7 a 9 de novembro de 2014, a presença do prof. Dr Ilmar Polary que ministrou a disciplina "Sistemas de Administração Pública".

Com essa disciplina os alunos conseguiram debater sobre Gestão Pública de maneira profissional através de abordagens práticas e com inovações dos Sistemas da Administração Pública e do Estado, além de conseguirem implantar nas organizações públicas a excelência organizacional e bem estar da sociedade.

Sobre o curso                       

O curso de especialização em Administração Pública reforça os conhecimentos e amplia as oportunidades de trabalho dos graduados em gestão pública. O leque de oportunidades que se descortina vai além da facilidade de inserção dos pós-graduados nas organizações empresariais. Trilha pela contribuição do desafio de uma nova cultura de gestão pública, envolvendo o desenvolvimento de novos programas educativos e a pesquisa científica, alcançando um novo público-alvo, que é o universitário; compromete-se, significativamente, com a prática de um bom governo, orientada para a moderna tecnologia de informação; com a melhoria da gestão do orçamento público, constituindo-se como exemplo de eficiência; com a cooperação e o intercâmbio institucional, nacional e internacional, a fim de alargar o campo de conhecimento e das experiências, ajudando a encontrar soluções e a evitar o isolamento através da promoção de redes, e com a realização de seminários, a fim de partilhar e debater propostas e experiências entre estudantes e especialistas de reconhecido mérito.

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