Nos dias 18 e 19 de abril de 2016, aconteceu o V Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME), com a participação de autoridades, gestores e professores ligados à área de educação do Estado do Maranhão e de seus principais Municípios.


O evento teve inicio com a formação da mesa de Abertura, Momento Ecumênico e fala das Autoridades presentes. Após a cerimônia de abertura, o mediador Rodrigo Guará, dirigente municipal de educação do município de Grajaú ministrou a Palestra Magna, com o tema "Ética e compromisso em ano eleitoral. O direito de aprender." Foram realizadas também na programação apresentações culturais, mesas de discussões e palestras.


A Professora Evangelina Noronha, Diretora Presidente da Fundação Sousândrade (FSADU), agradeceu a Presidente da UNDIME-MA, Maria Gorethi Camelo, o convite para participar da mesa de abertura do evento, fez homenagens às autoridades presentes e demais participantes, ressaltando a importância da capacitação dos gestores da educação e da implantação e fortalecimento de Conselhos Escolares para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 13 de abril de 2016, a Fundação Sousândrade (FSADU) e o Instituto Universitário Atlântico (IUA), realizaram a Aula Magna dos Cursos de Especialização Conducentes aos Mestrados em Portugal, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


O evento teve início às 19 horas, com uma apresentação artística do grupo do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), coordenado pelo Professor Doutor Fernando Ramos. Após a apresentação foi formada a mesa de abertura com as seguintes autoridades: Professor João Barreiros (Diretor do IUA), Professor Mário Velindro (Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra), Professora Evangelina Noronha (Diretora Presidente da FSADU), Professora Conceição Moura (Representando a Magnífica Reitora da UFMA), Maria do Perpétuo Socorro Forte Braga e Silva (Pró-Reitora de Ensino do IEMA), Aurinete Freitas Almeida (Secretária Municipal de Educação de Arari-MA, representando a UNDIME/MA).


Após as formalidades, o professor Doutor Mário Velindro, ministrou a Aula Magna com o tema: A Teoria do Conhecimento como Sustentáculo para o Desenvolvimento da Sociedade. Após a palestra, foram chamados os professores, Doutor Rui Palhano, Doutora Conceição Moura e Doutor Sebastião Duarte, para formação da segunda mesa, referente ao lançamento das obras: Maranhão Sobrinho – Poesia Resumida de Jomar Moraes, Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra – Rui Palhano e Políticas e Práticas Educativas de Dourivan Câmara, Conceição Moura, Antônio Nunes, Joelma Santos e Maria Albuquerque. Após uma breve apresentação dos livros a cerimonialista convidou todos os participantes para o coquetel de encerramento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 26 de fevereiro de 2016, foi realizado, no Auditório Dinah Gomes, na sede da Fundação Sousândrade em São Luís do Maranhão o lançamento dos Cursos na Modalidade EaD: Dependência e Sociedade do  Professor Doutor Ruy Palhano, Metodologia de Estudos da Professora Doutora Rosário Almeida, Planejamento e Gestão Escolar dos Professores Doutores,  Raimundo Palhano, Paulo Buzar e Eliana Lima e Professora Mestre Claudiane Araújo.

Formada uma mesa de abertura do evento,  com as seguintes autoridades: Prof. Dr. Jhonatan Uelson, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI / MA), Profa. Dra. Nair Portela, Magnifica Reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Profa. Arsênia Formiga, Superintendente do Ensino Fundamental  da SEMED – Representou o Secretário Moacir Feitosa, Profa. Me. Evangelina Noronha, Diretora-Presidente da Fundação Sousândrade (FSADU) e Profa. Dra. Ilma Fátima de Jesus, Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC / MA).

Em seguida, o Professor Dr. Jhonatan Uelson, ministrou  palestra com o tema: “A Tecnologia e a Inovação, Ferramentas de Aprendizado”. Após o término da palestra, o Assessor Técnico Leonardo Mesquita apresentou a plataforma EaD/FSADU. 

Na última quinta-feira, dia 07 de abril, aconteceu a posse da nova diretoria da Academia Ludovicense de Letras. A solenidade de posse ocorreu no Fórum Sarney Costa e contou com a presença de membros de diversos seguimentos e órgãos da gestão, da cultura, educação e das letras do Maranhão.

Dilercy Adler, servidora aposentada da UFMA, assumiu a presidência da Academia e será acompanhada pelo vice-presidente, Sanatiel Pereira, que é também diretor da Editora da UFMA (EDUFMA); pelo professor do Departamento de Direito e ex-conselheiro da Fundação Sousândrade, Raimundo Campos Filho; e por mais onze integrantes da diretoria e dos respectivos Conselho Fiscal e Conselho de Decanos.

A Diretora Presidente da Fundação Sousândrade participou da solenidade, ressaltando a importância da Academia Ludovicense de Letras para na formação literária e cultural da cidade de São Luís. Parabenizou a todos os confrades por esse importante evento, em especial a nova direção.

Ao centro da foto, Evangelina Maria Martins Noronha, ao seu lado direito, Nair Portela Silva Coutinho, Sanatiel de Jesus Pereira, Jadir Machado Lessa e Raimundo Nonato Serra Campos Filho, ao lado esquerdo, Dilercy Adler, Aymoré de Castro Alvim, Ivaldo Santos Vidigal Junior e Luciana Lima Portela Vidigal. 

banner prorrogado PedagogiaEmpresarial iema b

 

O Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial vem atender as mudanças ocasionadas pelos processos de globalização e da pós-modernidade, considerando as exigências do mercado de trabalho de profissionais que estejam preparados para atuarem em organizações públicas e privadas, desempenhando funções de motivador, articulador e mediador entre as diferentes instâncias do sistema organizacional, objetivando o desenvolvimento humano na sociedade do conhecimento e da competitividade.

A Pedagogia Empresarial vai ajudar o profissional que trabalha, ou pretende trabalhar em empresas e outras instituições organizacionais a desenvolver a sua criatividade e competências nos serviços, e consequentemente aumentar a sua autoestima. Neste sentido justifica a oferta desse Curso que visa formar profissionais em conhecimento especializado na área da educação, gestão, organização, planejamento, avaliação, seleção, recrutamento e treinamento de recursos humanos.

O Curso de Pedagogia Empresarial tem como objetivos gerais:

  • Especializar profissionais para que por meios dos conhecimentos adquiridos possam desempenhar suas funções em diferentes organizações, com segurança e eficácia;
  • Especializar pedagogos, psicólogos, administradores e demais profissionais graduados em cursos afins para atuarem na área da gestão em empresas públicas e/ou privadas.

Para alcance desse propósito o Curso deverá:

  1. Estimular a produção de conhecimentos científico-pedagógicos necessários ao desenvolvimento das organizações;
  2. Propiciar a reflexão sobre a importância da participação do ser humano na empresa de forma criativa e empreendedora, tanto na vida social como organizacional;
  3. Oferecer fundamentos teóricos sobre pedagogia, desenvolvimento humano, gestão de pessoas e metodologia adequadas para o processo de aprendizagem profissional continuada;
  4. Implementar programas de ação relacionados à formação e ao aperfeiçoamento no desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes dos profissionais da empresa.

O Curso será desenvolvido através do EAD, com o desenvolvimento de vídeo aulas, realização de pesquisas, atividades didáticas, tais como, exercícios, paper, case e outros procedimentos conforme a natureza do conteúdo.

Curso Proposto:

NÚCLEO 01 Disciplinas Carga Horária
Fundamentos da Pedagogia Empresarial   Metodologia da Pesquisa aplicada ao ambiente organizacional 30h 
Sociologia das Organizações 30h
Psicologia Organizacional 30h 
Legislação Social 15h
Direito Empresarial 15h
Sub-total 120h
NÚCLEO 02 Disciplinas Carga Horária
A Pedagogia no espaço empresarial Introdução à Pedagogia Empresarial 30h
Gestão de desenvolvimento de habilidades e competências 45h
Planejamento e avaliação na empresa 45h
Formação pessoal e ética profissional 45h
Dinâmica de grupo e das relações pessoais 30h
Sub-total 195h
NÚCLEO 03 Disciplinas Carga Horária
Prática pedagógica na empresa Projetos Educacionais na empresa 45h
Estágio em Pedagogia Empresarial 30h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ----
Sub-total 75h
  TOTAL 390h

 

Inscrições

botaoinscricaogestao.fw

 

 

 

Prezado candidato(a), informamos que a inscrição no Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial será até o dia 30/07/2016 sendo o prazo final para envio de documentos até o dia 08/08/2016. Os candidatos que realizarem aconfirmação e entrega dos documentos até o dia 30/06/2016*, terão isenção da taxa de inscrição.

Os interessados deverão fazer a inscrição no Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial clicando no botão "Inscreva-se".

 

DOCUMENTOS PESSOAIS:

 

OBS: Caso a entrega dos documentos não ocorra de forma presencial os documentos abaixo devem estar autenticados. 

 

Item

Documentos

1

Cópia do Diploma de Graduação expedidos por Instituição de Ensino Superior (IES) e registrado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

2

Cópia do Histórico Escolar de graduação

3

Cópia do Documento de Identidade oficial

4

Cópia do CPF

5

Cópia do comprovante de residência

6

Cópia do pagamento da Taxa de Inscrição

7

1 Foto 3x4 recente

8

Currículo Lattes ou Vitae

 

Orientações de funcionamento cursos a distância FSADU/NACITEC

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996;

Os cursos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso a ser definido em calendário escolar do curso.


Fonte: Ministério da Educação: (http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/pos-lato-sensu)

 

Investimento: 

*Inscrição: R$80,00
Parcelas:  12 de R$200,00

 

 

 

Pagina 24 de 32

Back to Top