Foi realizado, na última sexta-feira, 7 de outubro de 2016, no Auditório Dom Delgado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o lançamento do selo de comemoração aos 50 anos da UFMA. Esta é uma homenagem do Ministério das Telecomunicações e dos Correios pela contribuição da instituição à sociedade maranhense.


O selo estará disponível para estampar todas as correspondências e objetos dos Correios durante 30 dias, e fará parte do acervo do Museu dos Correios, em Brasília. A Fundação Sousândrade, entre outras instituições, foi homenageada com o selo comemorativo entregue pelo diretor regional dos Correios do Maranhão, Roosevelt Pereira de Carvalho .

 

 

No dia 21 de setembro de 2016, às 15 horas, foi realizada no auditório da Fundação Sousândrade (FSADU)  a palestra Prevenção ao Suicídio, ministrada pelo Doutor Rui Palhano. Participaram deste evento os funcionários  e conselheiros da FSADU. 

A FSADU participa da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a todos a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

 

 

O Passeio Amigos da FSADU 2016 foi realizado durante o feriado de setembro em Jericoacoara/CE e Parnaiba/PI. O principal objetivo deste passeio é a integração entre funcionários da Fundação Sousândrade, parentes e amigos. 

No dia 14 de setembro de 2016, em reunião ordinária do Conselho Curador, houve a recondução da Diretoria Executiva da Fundação Sousândrade, composta pela Diretora-Presidente, a Professora Mestre Evangelina Maria Martins Noronha e pela Superintendente, Contadora Luciana Maria Pinto Gurgel Rocha Cordeiro, para novo mandato de três anos, no período de 01 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2019.

Na oportunidade, os membros do Conselho Curador presentes, ressaltaram o relevante trabalho que esta diretoria vem desenvolvendo na Fundação a partir de uma gestão marcada pelo diálogo, pelo exercício democrático e participativo. O Conselho Curador manifestou-se por unanimidade a favor da recondução da Diretoria Executiva, ou seja, Diretora-Presidente e Superitendente, considerando também a importância da consolidação dos programas e projetos desenvolvidos.

 

OBJETIVO GERAL: Qualificação de profissionais da área e interessados em ingressar no mercado de trabalho do setor portuário e marítimo com temas relacionados com o sistema portuário nacional e internacional e dos conceitos, fundamentos e tipologia do transporte marítimo.

PÚBLICO-ALVO: Administradores, engenheiros, economistas, contadores, estudantes universitários ou tecnólogos e demais interessados no setor portuário e marítimo.

INVESTIMENTO POR ALUNO: R$ 450,00

METODOLOGIA DO CURSO: O curso será oferecido por meio de aulas presenciais, vídeo-aulas, textos, e-book, fóruns e atividades de aprendizagem alternativa.

VISITA TÉCNICA: Ao final do curso será realizada uma visita técnica em um terminal portuário de São Luís, de acordo com a disponibilidade das empresas

EMENTA:

  • MÓDULO I – Supply Chain e a logística portuária
  • MÓDULO II - Sistema portuário brasileiro e internacional
  • MÓDULO III - Governança portuária
  • MÓDULO IV - Fundamentos do Transporte Marítimo
  • MÓDULO V - Tipos de cargas e navios
  • MÓDULO VI - Sustentabilidade na atividade portuária e marítima

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS

  • 24 horas presenciais (6 encontros durante a semana das 18h às 22h em datas alternadas)
  • 36 horas via EAD (video aulas, exercícios, fóruns e avaliações na plataforma)

LOCAL:  Auditório da Fundação Sousândrade

 

PROFESSOR:

Prof. MSc Sérgio Sampaio Cutrim
Doutorando em Engenharia Naval e Oceânica pela USP
Coordenador da especialização em Gestão Portuária da UFMA.
Coordenador do Grupo de pesquisa GELNEP - Grupo de Estudo em Logística, Negócios e Engenharia Portuária.

Data Dia Horário Tema
23/nov quarta-feira 18h - 22h Supply Chain e a Logística Portuária
25/nov sexta-feira 18h - 22h Sistema Portuário Brasileiro e Internacional
28/nov segunda-feira 18h - 22h Governaça Portuária
30/nov quarta-feira 18h - 22h Fundamentos do Transporte Marítimo
13/dez sexta-feira 18h - 22h Tipos de Cargas e Navios
15/dez segunda - feira 18h - 22h Sustentabilidade na Atividade Portuária e Marítima

 

 

 

 

 

DOCUMENTOS PESSOAIS:

OBS: Caso a entrega dos documentos não ocorra de forma presencial os documentos abaixo devem estar autenticados. 

Item

Documentos

1

Cópia do Diploma de Graduação ou comprovante de matrícula em Curso de Graduação ou Tecnologia expedidos por Instituição de Ensino

2

Cópia do Histórico Escolar do último ano

3

Cópia do Documento de Identidade oficial

4

Cópia do CPF

5

Cópia do comprovante de residência

6

Cópia do pagamento da Taxa de Inscrição

7

1 Foto 3x4 recente

8

Currículo Lattes ou Vitae

Pagina 4 de 24

Back to Top