No dia 29 de novembro de 2016, última terça feira, foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, o  VII Encontro de Educadores do Maranhão. O Tema desse ano é a Conjuntura Nacional e Democratização do Direito a Educação: Crises, perspectivas e controle social. 

 
Participaram da abertura do evento a Coordenadora Lucinete Marques Lima, o vice-reitor, Fernando Carvalho, Professora Mariza Borges Wall, o presidente da Fapema, Alex Oliveira e Ivaldo Santos, Diretor do Núcleo de Apoio Cinetífico e Tecnológico da Fundação Sousândrade. Muitos professores, alunos e representantes da sociedade civil acompanharam o primeiro dia do evento que teve como conferência de abertura a palestra da Professora Betânia Leite da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
 
O objetivo do encontro é realizar um intercâmbio de pesquisadores e grupos de pesquisa de instituições de educação superior, de pesquisa e de educação básica do Maranhão e de diferentes regiões do país.
 
 
 

 

 

A aula inaugural do Curso de Extensão em Sistema Portuário e Transporte Marítimo foi realizada no dia 23 de novembro de 2016, no Auditório Dinah Gomes, localizado no prédio da Fundação Sousândrade em São Luís do Maranhão. O primeiro módulo do curso teve como tema “Supply Chain e a Logística Portuária”, ministrado pelo Professor Mestre Sérgio Cutrim.


O segundo módulo será realizado na sexta-feira dia 25 de novembro de 2016, no mesmo local, e terá como tema “Sistema Portuário Brasileiro e Internacional.” O curso será encerrado no dia 15 de dezembro de 2016, com a aula sobre “Sustentabilidade na Atividade Portuária e Marítima”. Os alunos, além de assistirem os seis módulos programados, participarão de fóruns, atividades e vídeo-aulas na plataforma EAD do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (NACITEC) da Fundação Sousândrade e farão uma visita às instalações do Porto do Itaqui em São Luís.

 

Espetáculo BUÇOS – PASS


Nos dias 05 e 06 de novembro, os/as alunos/as do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), apresentaram no Teatro João do Vale, o Espetáculo BUÇOS, que expõe situações comuns no dia a dia dos adolescentes.

Este importante projeto social é coordenado pelo Professor Fernando Ramos, e tem apoio da Fundação Sousândrade, Rádio Universidade FM, Universidade Federal do Maranhão, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do maranhão.

 



 

No dia 22 de outubro de 2016, às 08 horas, no Auditório Profa. Dinah Gomes, Fundação Sousândrade, foi realizada a abertura do Curso de Especialização em Pedagogia Empresarial, que visa especializar pedagogos, psicólogos, administradores e demais profissionais graduados em áreas afins, para atuarem na gestão de empresas públicas e/ou privadas.
Na oportunidade a Diretora-Presidente da Fundação, Profa. Evangelina Noronha, falou sobre a importância do Pedagogo na Empresa e passou informações relativas ao curso. Ainda foi apresentada a equipe, juntamente, com a plataforma de Educação a Distância, que vai auxiliar os alunos durante o curso.
O curso será desenvolvido na modalidade semipresencial, em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

 
 
 

 

Como parte das comemorações do seu 50º aniversário, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entregou à Profª. Evangelina Maria Martins Noronha, Diretora-Presidente da Fundação Sousândrade, a Distinção Honorífica "Palmas Universitárias", em solenidade realizada no dia 18 de outubro de 2016, às 19:00 horas, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária "Dom Delgado" - Bacanga.

A Fundação Sousândrade foi homenageada na categoria "Apoio Institucional".

 

 

Pagina 7 de 21

Back to Top