Foto Joanilda Leo

 A Fundação Sousândrade, por meio de seus Coordenadores, Joanilda Rocha e Leanderson Marinho participam nos dias 09 e 10 de junho do Encontro Norte-Nordeste de Fundação de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (ENNFAIES), em Belém do Pará.

No encontro foram abordados:

O Novo Marco Legal e a Inovação no Brasil, apresentado pelo D.Sc. Fernando Pelegrino, Vice Presidente do Confies;

As Perspectivas das Fundações diante do Novo Marco Legal, apresentado pelo presidente do Colégio de Procuradores do Confies, Jailson Agostinho, em conjunto com o assessor jurídico da FAURGS, Paulo Magalhães, e o coordenador jurídico da FUNPAR, André Fiofiloff;

O diretor geral da UNISELVA, Cristiano Maciel, apresentou a experiência da entidade na captação através de estratégia de comunicação;

O assessor jurídico da FUNDEP, Bruno Teatini, falou sobre a legislação aplicada para recursos privados administrados pelas fundações;

Ainda na programação, o coordenador de Compras da FADESP, Gleidson Sousa, falou da experiência da fundação na utilização de sistema de custeio, cabendo ao consultor de custos da FAPEU e CERTI, Gilvan Pedro; a analista de finanças e controle da CGU, Mary Rocha, e a procuradora da UFPA, Rosa Maria Vidal Pena, debateram sobre as formas de composição dos custos operacionais e a aceitação das IFES e dos órgãos de controle.

 

 No dia 06 de junho de 2016 (segunda-feira), foi aberta a 39ª Edição do Festival Guarnicê com o tema "Novos olhares, novas experiências". A programação foi elaborada para atender um público variado, com as Mostras Competitivas, Mostra Guarnicerzinho voltada para crianças, Mostra Jovem e Mostra Cinema não tem idade, voltada para o público da terceira idade.

Fernanda Pinheiro, Coordenadora Geral do evento, Diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fez a abertura agradecendo aos patrocinadores e o apoio da Fundação Sousândrade, Governo do Estado do Maranhão, CEMAR e TV Mirante na realização do 39º Guarnicê.

Após o discurso da Diretora, a Nair Portela, Reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre a importância do Guarnicê para demonstrar o poder do cinema brasileiro. Após a fala da Reitora, a cantora Cecília Leite iniciou o Festival homenageando o cantor e compositor Papete, que faleceu esse ano, com as principais músicas de seu repertório.


O Guarnicê, o mais antigo festival de cinema do Brasil, fez uma homenagem ao cineasta Neville D'Almeida muito famoso por seus filmes polêmicos nos anos 70 e 80. Seu novo filme "A frente fria que a chuva traz" foi o primeiro filme longa metragem apresentado no festival que traz a realidade da juventude do Rio de Janeiro, emergidas em drogas, álcool e sexo no ambiente das comunidades cariocas. Abrilhantaram o lançamento do filme, as atrizes Juliane Araújo, Leticia Sabatella e os atores Fernando Alves e Chico Dias. O evento, terá além das mostras, oficinas, mesas de debates e apresentações artísticas, e irá até o dia 11 de junho de 2016, data de seu encerramento.

Ao longo de seus 34 anos, a Fundação vem contribuindo para o desenvolvimento da cultura maranhense em diversas áreas como: teatro, música, cinema, educação, saúde, religião, tecnologia e artes entre outros. Entre os eventos culturais já tradicionais na cidade de São Luís, pode-se destacar a realização do Festival Guarnicê de Cinema, em nível nacional e internacional, na apresentação de filmes de curta e longa duração. A realização dessas práticas torna-se uma ótima oportunidade aos realizadores locais e regionais de apresentarem seus trabalhos ao público que deseja conhecer temáticas e olhares diferenciados das produções mais recentes do país.

Abaixo, fotos publicadas no site imirante.com/mobile/namira  

A antiga sede da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão, situada à Rua de Santaninha, 194 – Centro, foi reaberta no dia 02 de junho, para abrigar o Programa de Atenção Social Sousândrade- PASS, apoiado pela FSADU desde o ano de 2014. O objetivo é desenvolver ações socioeducativas, culturais e profissionalizantes, abrangendo crianças, jovens e adultos, de várias faixas etárias, oriundos das comunidades menos assistidas pelas políticas públicas em São Luis.


O Programa funcionava anteriormente, no Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa) e no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve). A inauguração da nova sede aconteceu durante uma solenidade que contou com a presença da Reitora da UFMA, Profa. Nair Portela e outras autoridades, inclusive ex Reitores e professores.


Conforme esclarecimentos do Coordenador do PASS, Prof. Fernando Ramos, o Projeto permitirá a inclusão de novos alunos em oficinas de aulas de inglês, informática, dança, teatro, artes cênicas, música e com perspectivas da implantação do projeto de alfabetização de jovens e adultos para atender pessoas carentes que por algum motivo não terminaram seus estudos.


A Diretora- Presidente da Fundação Sousândrade, Profa. Evangelina Noronha, enfatizou o trabalho que a FSADU vem realizando, através do apoio a projetos na área da educação, da saúde e meio ambiente, e a partir de agora, disponibilizará projetos de ações sociais diversificadas, ampliando o leque de opções para a clientela carente de São Luís.


A Reitora da UFMA, profa. Nair Portela, destacou a importância do papel que a Fundação Sousândrade vem mantendo junto à Universidade Federal do Maranhão ao longo desses anos, na execução e fortalecimento dos projetos realizados em parceria, onde evidencia-se a troca de qualificação dos serviços prestados reciprocamente. Classificou como importante o novo serviço implantado na FSADU, que certamente seria mais um espaço, onde professores e alunos desenvolveriam, além de atividades de estágio, projetos de pesquisa e extensão.


Como a história da Universidade Federal do Maranhão está diretamente ligada à história da Fundação Sousândrade, a solenidade de inauguração do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS) rendeu homenagens a professores da UFMA e ex-dirigentes da FSADU. A professora Regina Celi Miranda Reis Luna, ex-superintendente da Fundação Sousândrade, ex-Pró-Reitora de Extensão e ex-vice-reitora da UFMA, foi homenageada com uma Sala de Educação, que leva o seu nome.

A solenidade marcou, também, o encontro de três ex-reitores da UFMA., Prof. José Maria Cabral Marques, responsável pela criação, em 1982, da Fundação Sousândrade e também homenageado com uma sala em seu nome; Othon Bastos e Fernando Ramos, atual coordenador do PASS. As ex-presidentes da FSADU Socorro Neiva e Rosário Almeida também foram homenageadas com duas salas com seus respectivos nomes. Ao final, os convidados participaram de um Café Cultural, com a participação artística do grupo de jovens assistidos pelo programa.

Veja a Reportagem do Jornal Mirante 2ª Edição Apresentado na sábado sobre o PASS (04.06.2016) - Clique Aqui

 

FSADUimg
 

Visando a necessidade de melhoria no processo de aquisição de bens e serviços da Companhia Maranhense de Gás – GASMAR, a ampliação das modalidades de licitação, bem como a qualificação de seus agentes, está sendo realizado, em parceria com a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Pregão Presencial e Sistema de Registro de Preço, com aulas expositivas, estudo de casos a partir da visão jurisprudencial do TCU e aplicação prática dos conhecimentos, ministrada pelo Economista Sandro Henrique Maciel Bernardes, Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU).

cursoGestao imagem

 

cursoGestao imagem

 

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil realiza normalmente três exames anuais compostos por duas fases. O Curso Preparatório para a 1ª Etapa do XX Exame de Ordem Unificado que será realiado em 24 de julho de 2016,  oferecido pela Fundação Sousândrade, será  presencial, com 17 disciplinas ministrads professores qualificados, totalizando 148 horas/aula e material de apoio no ambiente virtual (vídeo-aulas, atividades, forum e apostilas). O curso iníciará em 30 de maio de 2016 .

Público alvo: Acadêmicos e bacharéis em direito.

LOCAL:  Auditório Dinah Gomes - FSADU

O curso preparatório para a OAB, em formato extensivo, é ideal para quem está finalizando a graduação e deseja se preparar para o exame de ordem. Selecionamos os melhores professores, que contribuirão para sua aprovação. Em uma abordagem prática e objetiva você terá acesso a nossa plataforma EAD, que além dos materiais principais para download com dicas, vídeos, testes, terá tambem, as provas dos últimos exames realizados a serem comentadas em sala.

 

INVESTIMENTO

O curso terá o investimento total no valor de R$ 900,00 (novecentos reais). Os interessados deverão fazer o pagamento no Boleto dividido em até 03 vezes, o primeiro deverá ser pago no ato da inscrição, os demais serão encaminhados por e-mail no decorrer do curso.

Matrícula 

Após o pagamento, os alunos deverão comparecer à secretaria do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico – NACITEC da Fundação Sousândrade para assinatura do contrato, devendo apresentar cópia e original dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de pagamento e comprovante de residência para efetivação da matrícula.

 

Inscrição

Para se inscrever clique aqui 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO

 A carga horária total do curso será de 148 horas, contemplando 17 disciplinas, abaixo descriminadas:

• Direito Civil – 12h/a
• Direito Processual Civil – 12h/a
• Direito Penal – 12h/a
• Direito Processual Penal – 12h/a
• Direito Constitucional – 12h/a
• Direito Administrativo – 12h/a
• Direito Tributário – 12h/a
• Direito do Trabalho – 12h/a
• Direito Processual do Trabalho – 12h/a
• Direito Empresarial – 12h/a
• Direito do Consumidor – 4h/a 
• Estatuto da OAB e Código de Ética da OAB – 4h/a 
• Direitos Humanos – 4h/a 
• Filosofia do Direito – 4h/a 
• Estatuto da Criança e do Adolescente – 4h/a 
• Direito Ambiental – 4h/a 
• Direito Internacional – 4h/a 

 

As aulas serão ministradas de segunda a sexta das 18:00 às 22:00, por professores com experiência na docência e vinculados as principais instituições de ensino da capital maranhense, que farão uma revisão teórica/prática por meio de resolução de questões de exames anteriores de todos os conteúdos importantes para realização da prova.

Obs. poderá eventualmente ocorrer aulas aos sábados pela manhã. 

 

Os professores disponibilizarão com antecedência o material didático na plataforma para que os alunos possam acompanhar as aulas. 

 

Pagina 7 de 24

Back to Top