Em edição especial, o programa Qualificar, na rádio Universidade FM, recebeu a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, para falar dos 35 anos da instituição, comemorados no dia 02 de junho. A presidente lembrou da implantação da FSADU, projeto do então reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor José Maria Cabral Marques, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa, ensino (Graduação, Pós-Graduação e Mestrado) e extensão da UFMA. Ela também compartilhou com os ouvintes da rádio os avanços da Fundação, hoje atuando com projetos das organizações públicas e privadas, ensino à distância e organização de cursos de especialização conducentes ao Mestrado em Portugal, em parceria com instituições de ensino.


Ouça abaixo entrevista concedida ao jornalista Adalberto Júnior, no programa que foi ao ar no dia 5 de junho, às 17h50. Vale ressaltar que o Programa Qualificar tem periodicidade quinzenal, às segundas-feiras.

Profa Evangelina  35 anos FSADU 05 06 17.jpg foto Liliane

Qualificar arte Programa Rádio Uniiversidade

profa evangelina - premiação pelo apoio Guarnicê compactado

"Pela competência na administração, captação e gestão de projetos". Assim a organização do Festival de Cinema Guarnicê 2017 anunciou a entrega do troféu para a Fundação Sousândrade, na cerimônia de abertura do evento. A diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, recebeu o prêmio, ressaltando que a noite era de festa dupla, uma vez que o Festival estava completando 40 anos e a Fundação, 35. Sob aplausos da plateia, formada também pelo ator Lima Duarte, ela recebeu o troféu da pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão, Dorlene de Aquino. "Faremos tudo o que pudermos para a continuidade do Guarnicê, que contribui para a cultura do nosso Estado e, consequentemente, para a cultura do Brasil", disse a presidente.

Abertura Liliane e profa Evangelina na plateia compactado  

arte

No dia 02 de junho a Fundação Sousândrade completa 35 anos. Criada pela necessidade de haver uma instituição que atendesse às demandas da Universidade Federal do Maranhão, principalmente no que se refere ao apoio nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, a FSADU hoje é reconhecida pela sua competência na captação, administração e gestão de projetos em todas as áreas de atuação da UFMA e das instituições governamentais e não governamentais parceiras. Também é referência em capacitações e formações presenciais e à distância, além de prestar apoio técnico e estrutural na realização de cursos de especialização conducentes ao Mestrado em Portugal, por meio de parcerias com universidades e institutos de ensino. 

Instituição de direito privado sem fins lucrativos, a Fundação Sousândrade também honra seu valor na responsabilidade social no Programa de Atenção Social Sousândrade- o PASS, que consiste em ações socioeducativas, culturais e profissionalizantes dirigidas às comunidades que carecem de oportunidades. 

Pelo PASS a comunidade tem acesso, de forma gratuita, às aulas de Alfabetização, Informática, Inglês, Espanhol e Artes. O objetivo é proporcionar atenção aos adolescentes e jovens de zonas periféricas de São Luís, cujas áreas registram maiores incidências de riscos, dentro do olhar da integralidade, como seres biológicos, psicológicos, sociais e culturais, através do incentivo à profissionalização. "Por este longo caminho percorrido, temos orgulho desses 35 anos percorridos pelos que fizeram, e fazem, da Fundação Sousândrade uma instituição de sucesso. A todos, nosso muito obrigada", diz a diretora-presidente Evangelina Noronha.

ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE:

 - Apoiar programas, ações, projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo; 

- Apoiar programas de capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo da UFMA, 

- Executar contratos e acordos com instituições públicas ou privadas que venham contribuir para o desenvolvimento científico, técnico e cultural da economia maranhense; 

- Explorar serviços de televisão, rádio educativa e tecnologias educacionais em todo o território estadual;

- Incrementar os recursos financeiros da UFMA para o fortalecimento de suas atividades fim e meio; 

- Prestar à comunidade, de modo geral, mediante remuneração, serviços de natureza cultural, técnica, científica e administrativa; 

- Prestar a entidades públicas e privadas, mediante remuneração, serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos, capacitação profissional, formação continuada e estudos de reestruturação operacional/administrativa.

 

lima duarte

Com apoio da Fundação Sousândrade, o 40º Festival Guarnicê de Cinema será aberto nesta sexta (02), a partir das 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Um dos grandes homenageados da noite será o ator Lima Duarte, protagonista do filme "Deserto", do diretor Guilherme Webber, que será veiculado na abertura. O Festival é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais e será aberto ao público no período de 2 a 10 de junho.

Em reconhecimento à parceria de mais de 20 anos entre Fundação e Festival, a organização vai homenagear a Fundação nas duas Mostras direcionadas ao público infanto-juvenil: Mostra Guarnicezinho Fundação Sousândrade e Mostra Jovem Fundação Sousândrade. Os alunos do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS) serão convidados especiais das mostras, no dia 9 (sexta).

Serão dias de vasta programação que prevê a realização de oficinas, mostras competitivas, bate-papo, lançamentos, exposições, entre outras atividades do segmento cinematogáfico.

As atividades acontecerão no Odylo Costa, filho, no Cine Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, na rua Humberto de Campos, 174, Centro.

POR DENTRO DO FESTIVAL:
400 filmes inscritos
37 filmes selecionados para competirem, sendo: 6 longas, 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses.

 

placa portal

Com capacidade para 37 pessoas, foi inaugurado na última sexta, 26 de maio, o auditório do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), da Fundação Sousândrade (FSADU). O auditório será importante para palestras e eventos afins no PASS, que oferece cursos básicos de Inglês, Espanhol, Teatro e Dança, e Alfabetização, direcionados, de forma gratuita, às crianças e aos jovens das escolas da rede pública ensino.

O auditório ganhou o nome de Profa. Evangelina Noronha, em homenagem à diretora-presidente da Fundação Sousândrade que, com o coordenador do Programa, Fernando Ramos, idealizaram o projeto social. "Para mim, foi uma grande surpresa. Não esperava receber tamanha homenagem", disse a diretora, ao descerrar a placa e ver seu nome. "É uma honra ter meu nome nesta casa, pois eu tenho muita estima pelo PASS". Na ocasião, Fernando Ramos apresentou à diretora e demais empregados outra novidade - o laboratório de Citologia, que será utiizado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

auditorio vazio2Portalauditorio vazio portal

lab portal

 

 

 

 

 

 

 

Pagina 8 de 29

Back to Top