Parabéns aos alunos da turma de Especialização conducente ao Mestrado em Construções Civis, que receberam os Certificados da primeira etapa e estão ingressando no curso de Mestrado.

 

Nos dias 18 e 19 de abril de 2016, aconteceu o V Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME), com a participação de autoridades, gestores e professores ligados à área de educação do Estado do Maranhão e de seus principais Municípios.


O evento teve inicio com a formação da mesa de Abertura, Momento Ecumênico e fala das Autoridades presentes. Após a cerimônia de abertura, o mediador Rodrigo Guará, dirigente municipal de educação do município de Grajaú ministrou a Palestra Magna, com o tema "Ética e compromisso em ano eleitoral. O direito de aprender." Foram realizadas também na programação apresentações culturais, mesas de discussões e palestras.


A Professora Evangelina Noronha, Diretora Presidente da Fundação Sousândrade (FSADU), agradeceu a Presidente da UNDIME-MA, Maria Gorethi Camelo, o convite para participar da mesa de abertura do evento, fez homenagens às autoridades presentes e demais participantes, ressaltando a importância da capacitação dos gestores da educação e da implantação e fortalecimento de Conselhos Escolares para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 13 de abril de 2016, a Fundação Sousândrade (FSADU) e o Instituto Universitário Atlântico (IUA), realizaram a Aula Magna dos Cursos de Especialização Conducentes aos Mestrados em Portugal, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


O evento teve início às 19 horas, com uma apresentação artística do grupo do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), coordenado pelo Professor Doutor Fernando Ramos. Após a apresentação foi formada a mesa de abertura com as seguintes autoridades: Professor João Barreiros (Diretor do IUA), Professor Mário Velindro (Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra), Professora Evangelina Noronha (Diretora Presidente da FSADU), Professora Conceição Moura (Representando a Magnífica Reitora da UFMA), Maria do Perpétuo Socorro Forte Braga e Silva (Pró-Reitora de Ensino do IEMA), Aurinete Freitas Almeida (Secretária Municipal de Educação de Arari-MA, representando a UNDIME/MA).


Após as formalidades, o professor Doutor Mário Velindro, ministrou a Aula Magna com o tema: A Teoria do Conhecimento como Sustentáculo para o Desenvolvimento da Sociedade. Após a palestra, foram chamados os professores, Doutor Rui Palhano, Doutora Conceição Moura e Doutor Sebastião Duarte, para formação da segunda mesa, referente ao lançamento das obras: Maranhão Sobrinho – Poesia Resumida de Jomar Moraes, Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra – Rui Palhano e Políticas e Práticas Educativas de Dourivan Câmara, Conceição Moura, Antônio Nunes, Joelma Santos e Maria Albuquerque. Após uma breve apresentação dos livros a cerimonialista convidou todos os participantes para o coquetel de encerramento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 26 de fevereiro de 2016, foi realizado, no Auditório Dinah Gomes, na sede da Fundação Sousândrade em São Luís do Maranhão o lançamento dos Cursos na Modalidade EaD: Dependência e Sociedade do  Professor Doutor Ruy Palhano, Metodologia de Estudos da Professora Doutora Rosário Almeida, Planejamento e Gestão Escolar dos Professores Doutores,  Raimundo Palhano, Paulo Buzar e Eliana Lima e Professora Mestre Claudiane Araújo.

Formada uma mesa de abertura do evento,  com as seguintes autoridades: Prof. Dr. Jhonatan Uelson, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI / MA), Profa. Dra. Nair Portela, Magnifica Reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Profa. Arsênia Formiga, Superintendente do Ensino Fundamental  da SEMED – Representou o Secretário Moacir Feitosa, Profa. Me. Evangelina Noronha, Diretora-Presidente da Fundação Sousândrade (FSADU) e Profa. Dra. Ilma Fátima de Jesus, Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC / MA).

Em seguida, o Professor Dr. Jhonatan Uelson, ministrou  palestra com o tema: “A Tecnologia e a Inovação, Ferramentas de Aprendizado”. Após o término da palestra, o Assessor Técnico Leonardo Mesquita apresentou a plataforma EaD/FSADU. 

Na última quinta-feira, dia 07 de abril, aconteceu a posse da nova diretoria da Academia Ludovicense de Letras. A solenidade de posse ocorreu no Fórum Sarney Costa e contou com a presença de membros de diversos seguimentos e órgãos da gestão, da cultura, educação e das letras do Maranhão.

Dilercy Adler, servidora aposentada da UFMA, assumiu a presidência da Academia e será acompanhada pelo vice-presidente, Sanatiel Pereira, que é também diretor da Editora da UFMA (EDUFMA); pelo professor do Departamento de Direito e ex-conselheiro da Fundação Sousândrade, Raimundo Campos Filho; e por mais onze integrantes da diretoria e dos respectivos Conselho Fiscal e Conselho de Decanos.

A Diretora Presidente da Fundação Sousândrade participou da solenidade, ressaltando a importância da Academia Ludovicense de Letras para na formação literária e cultural da cidade de São Luís. Parabenizou a todos os confrades por esse importante evento, em especial a nova direção.

Ao centro da foto, Evangelina Maria Martins Noronha, ao seu lado direito, Nair Portela Silva Coutinho, Sanatiel de Jesus Pereira, Jadir Machado Lessa e Raimundo Nonato Serra Campos Filho, ao lado esquerdo, Dilercy Adler, Aymoré de Castro Alvim, Ivaldo Santos Vidigal Junior e Luciana Lima Portela Vidigal. 

Pagina 8 de 24

Back to Top