Raimundo Palhano e Evangelina Noronha assinam certificado

A Escola de Formação de Governantes (EFG) e Fundação Sousândrade certificaram alunos de 611 municípios que concluíram o Curso de aperfeiçoamento sobre planejamento e gestão do plano municipal de ação do selo Unicef na Amazônia Legal Brasileira. O curso, online, beneficiou nove Estados que fazem parte da Amazônia Legal. Entre eles, o Maranhão, que inscreveu 157 municípios.

A FSADU foi parceira deste curso que buscou capacitar, em serviço, membros das Comissões Intersetoriais do Selo Unicef, aprimorando a formação e atuação profissional na área de planejamento e de gestão de políticas públicas, voltadas a garantir os direitos da criança e do adolescente e conhecendo novos instrumentos de planejamento e gestão.

Na foto, a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, com o diretor da EFG, Raimundo Palhano, assinando os certificados que serão entregues aos alunos. “Como trabalho final, a EFG vai avaliar a metodologia e efetividade do selo e indicar melhorias”, informou o diretor, estimando para final de abril o resultado desta pesquisa.  

Clique aqui para mais informações sobre o curso da EFG.

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Os alunos dos cursos de Especialização Conducente ao Mestrado em Portugal , oferecidos pela Fundação Sousândrade, em parceria com o I.U.A.- Instituto Universitário Atlântico, reuniram-se durante dois dias (10 e 11 de março) para debater, apresentar trabalhos e provocar reflexões sobre como o conhecimento que eles estão construindo nos cursos pode ser estendido para os campos social e profissional.

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“Este é o I Simpósio Interdisciplinar de Integração Acadêmica, pois outros virão. Nosso objetivo é continuar promovendo a integração entre alunos e professores”, disse a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha. O diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação, Ivaldo Vidigal, representou o I.U.A. e reafirmou a importância do evento. “É uma oportunidade ímpar para analisarmos conteúdo e objetivos, com a proposta de integração acadêmica”, disse.  

O evento contou com conferência, palestras, sessões de comunicação oral e foram apresentados 30 trabalhos e 21 pôsteres. “Consideramos o evento exitoso, visto que os alunos que participaram tiveram oportunidade de se envolver em discussões de caráter acadêmico e apresentar seus projetos de investigação científica que estão desenvolvendo nos Mestrados”, analisou a professora Mestra Eliana Alves, coordenadora do simpósio. “A organização dos alunos e o nível de preparação dos projetos superaram nossas expectativas. Há uma crescente necessidade, expressa pelos estudantes, de intensificação das atividades acadêmico-científicas como forma de ampliar a competência de escrita e apresentação em eventos científicos”, complementou.

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A metodologia de elaboração de resumos e de apresentação de trabalhos científicos é um meio didático e interativo de aprender e desenvolver pesquisa. É também necessário para os processos históricos de produção e divulgação científica no Estado. Segundo a coordenadora, o simpósio e outros eventos dessa natureza tendem a atrair um número cada vez maior de participantes, na medida em que essa experiência relevar para todos os alunos a importância da divulgação dos conhecimentos produzidos e a integração entre eles. 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Para a abertura do simpósio, foi convidado o professor cearense Casemiro Campos, Doutor em Educação e pesquisador na área de formação de professores. Ele foi professor visitante da Universidade do Porto – Portugal, com a qual coordenou Projeto de Intercâmbio Cultural. “Parabenizo a Fundação Sousândrade por este evento, pois o conhecimento tem que ter compromisso com a vida das pessoas. Um Mestre com título é uma coisa. Um Mestre producente é outra”, disse o professor na conferência. “É necessário que os saberes do mundo dialoguem, para gerar o saber do exemplo, da experiência”, complementou, citando o professor Doutor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra.

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O tema do professor Casemiro Campos, “Educação e Formação profissional na era do conhecimento e transdisciplinaridade”, provocou discussões sobre o modo de trabalho atual e ele propôs ao alunos: “Se eu tivesse de escolher um slide desta apresentação, eu escolheria o que traz a reflexão do Boaventura sobre conhecimento (abaixo). Pensem nisto”.

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Ao final, a Fundação presenteou o  professor com um livro sobre a  cultura do Maranhão e sorteou  exemplares do livro “Didática,  ferramenta para o trabalho  docente em sala de aula”, de autoria de Campos.

 

ENTREVISTA NA RÁDIO UNIVERSIDADE FM
Clique aqui para ouvir a entrevista que o professor Casemiro Campos concedeu à Rádio Universidade FM
Casemiro na Rádio Universidade gravação Programa Rádio Opinião 10 03 17

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CURSOS DE IDIOMAS
Árabe, Chinês e Russo

REALIZAÇÃO
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com apoio da Fundação Sousândrade

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Russo: De 07/03/2017 a 29/05/2017
Chinês: De 07/03/2017 a 29/05/2017
Árabe: De 07/03/2017 a 29/05/2017

VAGAS
15 vagas para cada curso.

CARGA HORÁRIA
200h

DURAÇÃO
6 meses

DAS AULAS
De segunda à quinta-feira, das 19h às 21h.

LOCAL DAS AULAS
IEMA Praia Grande.

Endereço
Rua Portugal, nº 199. Praia Grande. São Luís-MA

VALORES
Inscrição: R$ 30,00 (trinta reais)
Mensalidades: 06 parcelas de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
a) Cópia de documento de identidade oficial
b) Cópia do CPF
c) Comprovante de residência
d) Uma foto 3x4 colorida e recente
e) Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula

Da entrega de documentos
Os interessados em se inscrever nos Cursos de Idiomas, deverão entregar os documentos especificados no item 8 (acima), dentro do prazo estabelecido para o período de inscrições.
A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para a Fundação Sousândrade, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:
Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.
Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA

RELAÇÃO NOMINAL DOS CONVOCADOS

 

 

 

 

1.CURSO

Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos

 

2.REALIZAÇÃO
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com apoio da Fundação Sousândrade

 

3.PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 15/02/2017 a 12/07/2017

 

4.PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De 05/08/2017 a 30/12/2018

 

5.PÚBLICO-ALVO
Destina-se a profissionais e interessados de diversas áreas que tenham comprovamente de conhecimentos básicos de Libras e/ou experiência no atendimento às pessoas surdas.

 

6.VALORES
• Inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais)
• Mensalidades: 18 parcelas de R$ 160,00 (cento e sessenta reais)

 

7.POLOS
• São Luis;
• Caxias;
• Balsas;
• Porto Franco;
• Imperatriz;
• Grajaú.

 

8.CALENDÁRIO DE EVENTOS 

 

ORD

ATIVIDADES

DATAS

01

Inscrição e Divulgação do Curso

15/02/2017 – 08/06/2017

01.1

Prorrogação de Inscrição

09/06/2017 – 12/07/2017

02

Entrega da Documentação

16/02/2017 – 13/07/2017

03

Análise da Documentação e Seleção dos Inscritos

19/06/2017

03.1

Análise da Documentação e Seleção dos Inscritos no período da prorrogação

14/07/2017

04

Divulgação do Resultado – 1ª Convocação

20/06/2017

04.1

Divulgação do Resultado – 2ª Convocação

17/07/2017

05

Matrícula

17/07/2017 – 31/07/2017

06

Duração do Curso na Plataforma

05/08/2017 – 30/12/2018

07

Primeira Vídeo-Conferência (Aula Presencial no Polo)

10/08/2017

08

Término do Curso

30/12/2018

 

9.DOCUMENTOS NECESSÁRIO

a) Cópia do diploma ou declaração de conclusão de graduação de nível superior expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)
b) Cópia do Histórico Escolar da graduação de nível superior
c) Cópia de comprovante de, no mínimo, 120h de Curso de Libras e/ou declaração de atuação na Educação de Surdos que comprovem conhecimentos básicos em Libras.
d) Cópia de documento de identidade oficial
e) Cópia do CPF
f) Uma foto 3x4 colorida e recente
g) Curriculum Vitae
h) Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula

 

 

 

 

9.1 Da entrega de documentos
Os interessados em se inscrever no Curso de Especialização em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos, deverão entregar os documentos especificados no item 9 (acima), dentro do prazo estabelecido para o período de inscrições.
A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para a Fundação Sousândrade, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:
Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.
Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

10.OBJETIVOS

O Curso de Especialização de Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos será destinado a formar profissionais interessados em aprofundar conhecimentos nessa área de modo interdisciplinar.

10.1.Geral
Formar profissionais de diversas áreas em Libras e práticas pedagógicas aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos, visando sua atuação no atendimento de instituições públicas ou privadas em uma perspectiva inclusiva.

10.2.Específicos
• Favorecer a construção de conhecimentos teórico-metodológicos referentes ao processo comunicativo e estrutural da Libras;
• Possibilitar a aquisição de competências e habilidades profissionais em Libras como meio essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas destinadas a surdos;
• Desenvolver competência linguística na produção sinalizada e escrita de forma que auxilie a construção da Educação Bilíngue e Inclusiva de surdos.

 

12.MATRIZ CURRICULAR

NÚCLEO 01

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

PROCESSO ESTRUTURAL E COMUNICATIVO DA LIBRAS

01

Introdução à EAD

30h

Dr. João Batista Botenttuit Júnior

 

02

Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Libras

60h

Dra. Livia Conceição Zaqueu

 

03

Fundamentos Históricos e Legais da educação inclusiva e Bilíngue de surdos

30h

Me. Claudiane Santos Araújo

 

04

Aquisição de linguagem como L1 e L2 no Processo de aprendizagem de surdos

30h

Me. Maria Nilza Oliveira Quixaba

 

05

Libras I - Introdução aos Estudos do Léxico da Língua Brasileira de Sinais

30h

Esp. Andréa Rejane Melo Brito

 

06

Libras II - Formação de Sinais a partir das unidades mínimas de significação

45h

Esp. Léa Cristina Ferreira Santos

 

07

Libras III - Classes Gramaticais na Libras

45h

Esp.  Andréa Rejane Melo Brito

 

08

Libras IV - Estrutura das Sentenças em Libras

45h

Esp. Arenilson Costa Ribeiro

 

09

Libras V: Processos Semânticos e Pragmáticos nos discursos em Libras

45h

Me. Rosimeri Bernieri de Souza

 

NÚCLEO 02

 

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM LIBRAS

 

10

Metodologias e práticas pedagógicas em Libras como L1 para surdos

45h

Dra. Karin Lilian Strobel

 

11

Metodologias e práticas pedagógicas em Libras como L2 para ouvintes

45h

Me. Janaina Teles Pereira Santos

 

12

Tecnologias Emergentes para o ensino de Libras

30h

Dra. Heridan Guterres Pavão

 

13

Tradução e interpretação em Libras

30h

Esp. Léa Cristina Ferreira Santos

 

14

Práticas de tradução e interpretação em Libras (laboratório)

 

30h

Esp. Arenilson Costa  Ribeiro

 

15

Práticas em Escrita de Sinais

30h

Esp. Maik Waldemar Oliveira

Esp. Adriana Oliveira Santos Matias

 

NÚCLEO 03

 

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

16

Educação Bilíngue de Surdos (Estudo de Casos)

30h

Me. Maria Nilza Oliveira Quixaba

 

17

Estágio em ambientes educacionais (uso da Libras)

30h

Me. Janaina Teles Pereira Santos

 

18

Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

60h

Dra. Lívia Conceição Zaqueu

 

TOTAL

18

690 h

   

 

 

ORD

ATIVIDADES

DATAS

01

Inscrição e Divulgação do Curso

15/02/2017 – 08/06/2017

01.1

Prorrogação de Inscrição

09/06/2017 – 12/07/2017

02

Entrega da Documentação

16/02/2017 – 13/07/2017

03

Análise da Documentação e Seleção dos Inscritos

19/06/2017

03.1

Análise da Documentação e Seleção dos Inscritos no período da prorrogação

14/07/2017

04

Divulgação do Resultado – 1ª Convocação

20/06/2017

04.1

Divulgação do Resultado – 2ª Convocação

17/07/2017

05

Matrícula

17/07/2017 – 31/07/2017

06

Duração do Curso na Plataforma

05/08/2017 – 30/12/2018

07

Primeira Vídeo-Conferência (Aula Presencial no Polo)

10/08/2017

08

Término do Curso

30/12/2018

 

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