proeb

A Fundação Sousândrade participou, no dia 12/08/2016 (sexta-feira), da Cerimônia de outorga do grau do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica - PROEB, realizada no município de Central do Maranhão. Ao todo, foram 71 formandos, sendo 43 do Curso de Licenciatura em Letras e 28 do Curso de Ciências Exatas (Física, Química e Matemática), todos de licenciatura.

Estiveram presentes na solenidade a Coordenadora Técnica de Projetos da Fundação Sousândrade, Shirley Saraiva, a Assessora de Interiorização da UFMA, Raimunda Marinho, representando a Reitora Nair Portela, o Prefeito de Central do Maranhão, Vanderlino de Jesus Gonçalves, a Coordenadora Financeira do PROEB/UFMA, Tânia Amorim, a Secretária de Educação de Central do Maranhão, Deusdina Veloso, o Chefe do Departamento de Matemática e Coordenador do Curso de Ciências Exatas do PROEB, Hilkias Jordão de Souza e a Coordenadora do Curso de Letras, Heridan Guterres. 

O PROEB é destinado a professores da educação básica da rede de ensino público, executado por meio de convênios entre as prefeituras municipais do Estado do Maranhão e a UFMA, com o apoio técnico e operacional da Fundação Sousândrade.

O PROEB visa formar professores para a educação básica, com graduação plena na habilitação escolhida dentre as oferecidas, com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade. 

Atualmente, o PROEB / UFMA oferece nove cursos de graduação (Pedagogia, Ciências Exatas, História, Geografia, Matemática, Educação Física, Filosofia, Letras e Ciências Biológicas), abrangendo treze dos municípios maranhenses (Tutóia, Pinheiro, Presidente Vargas, Guimarães, Alto Alegre do Pindaré, Pindaré-Mirim, Central do Maranhão, Urbano Santos, Morros, Vargem Grande, Turiaçu, Cantanhede e Buriticupu).

O PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL SOUSÂNDRADE (PASS) Desde 2014, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA vem desenvolvendo e patrocinando o então, PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL (PAS), ainda em parceria com a Universidade Federal do Maranhão que, em 2014 e 2015, tem oferecido espaços físicos no Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (NASA) e no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE). O Portanto, este PROGRAMA, inicialmente funcionando nos espaços acima referidos, tendo sido constituído de 2 Projetos de arte, educação,cultura e profissionalização, dirigidos a populações adolescentes e jovens com o objetivo de garantir o desenvolvimento de suas potencialidades , visando contribuição para suas vidas saudáveis.

Neste sentido, inúmeros projetos têm sido desenvolvidos com a participação de muitos parceiros, revelando sempre o Compromisso Social da FSADU. Neste sentido, também, a FSADU tem se preocupado, nos últimos anos, em garantir a manutenção e continuidade de projetos comprometidos com as comunidades menos favorecidas. Assim, para que possa alcançar o objetivo supracitado, a FSADU tem investido na ampliação, na diversificação do seu espaço físico e na qualificação dos seus recursos humanos.

Com a nova proposta da criação do ESPAÇO CIDADÃO, na antiga sede da FSADU, localizado na Rua de Santaninha, no Centro de São Luís, este Programa passará a ser denominado de PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL SOUSÂNDRADE (PASS), onde poderão ser desenvolvidos não só os dois Projetos supracitados, já integrados ao Programa, como inúmeros outros Projetos Sociais, dirigidos a populações menos assistidas, em todas as faixas etárias.  Atualmente o PASS,  tem duas turmas de Iniciação a Lingua Inglesa, uma turma e Teatro e uma turma de Dança. 

Fotos 01 e 02 - Turma de Inglês

Fotos 03 e 04 - Turma de Teatro e Dança

Fotos 05 e 06 - Visita ao Teatro Arthur Azevedo para assistir o show de tributo a Cassia Eller

 

 

 

 

 

 

 

Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a empresa Projecil Engenharia LTDA e a Fundação Sousândrade com o objetivo de disseminar o conhecimento na sociedade maranhense na área da Engenharia, também como, realização de treinamentos práticos, que são necessários no dia a dia das grandes organizações. Serão lançados diversos cursos na modalidade presencial e a distância.

 

 

No dia 27 de julho de 2016 ocorreu a 6ª Plenária do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA). Entre os assuntos tratados, foi assinado um importante documento para a sociedade maranhense, o Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU) e o CRF-MA, com o objetivo principal de disseminar o conhecimento por meio de projetos, na área da saúde, com ênfase na Educação Farmacêutica.


Participaram do plenário, a diretoria do CRF-MA, Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva, Dr. Ronaldo Tomaz de Aquino, Dr. Edson Abreu Belfort e Dr. Luiz Mário da Silva Silveira, os conselheiros regionais efetivos Dr. Fábio Nascimento Silva, Dr. Marcos Aurélio Viana Lima, Dr. Valério Monteiro Neto, Dr. Eliabe Wanderley da Silva Aguiar, como também a Diretora Presidente da FSADU, Professora Evangelina Maria Martins Noronha, o Diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (NACITEC), Ivaldo Santos Vidigal Junior e o Ex-Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Doutor Othon de Carvalho Bastos.


Um dos projetos já em andamento dessa relevante parceria é a realização de um Curso de Especialização Conducente ao Mestrado em Farmácia. Oportunidade para os farmacêuticos maranhenses se capacitarem, e que anteriormente tinham que realizar fora de nosso Estado.

 

O CRM-MA E EDUCAÇÃO MÉDICA visa contemplar a atualização dos médicos do estado do Maranhão, oferecendo-lhes, conhecimento especializado em áreas específicas do conhecimento a partir das especialidades desses profissionais. O programa aborda as situações frequentemente e comuns encontradas na prática médica e com isso, aperfeiçoá-los quanto o manejo desses profissionais no seu cotidiano. Os módulos são desenvolvidos e apresentados por Professores altamente qualificados em suas áreas de conhecimento, e através dos quais, são oferecidos conhecimentos adequados ás situações médicas enfrentadas pelos colegas no seu cotidiano. São abordados, inúmeras situações e temas por especialidade médica e, as orientações são baseadas em evidência científicas atualizadas tendo como foco as ocorrências mais frequentes no dia a dia médico, as quais exigem conhecimento e destreza para lidar com as mesmas.

Abaixo entrevista gravada pela TV Guará do Programa CRM-MA Educação Médica do Maranhão

 

Pagina 10 de 21

Back to Top