O projeto Cientistas de Alcântara, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o apoio da Fundação Sousândrade e em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como objetivo estimular o interesse de estudantes e docentes de escolas públicas parceiras em Alcântara no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica pela abordagem STEAM.
Esse enfoque concentra-se em tecnologias espaciais e suas aplicações, visando promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de arranjos produtivos na região. O principal princípio orientador na condução das atividades do projeto tem sido o respeito pela comunidade de Alcântara e pelos profissionais do setor aeroespacial, incluindo o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e empresas da área.
Inicialmente, a realização de uma escuta qualificada, com moradores, profissionais da educação e alunos, tanto da sede de Alcântara como de doze comunidades, permitiu que pesquisadores e alunos da UFMA participantes do projeto aprendessem sobre suas necessidades e características locais. A inclusão e o diálogo com as comunidades são passos importantes para a identificação dos moradores com o projeto Cientistas de Alcântara, além da construção de materiais educacionais técnicos (programação e satélites) personalizados às demandas locais.
No entanto, o projeto não está restrito à capacitação tecnológica, mas à realização de atividades impactantes tanto para os moradores de Alcântara como para os profissionais do CLA. Dessa forma, prevê-se a participação de alunos e professores de Alcântara na construção e configuração de artefatos orbitais (Picossatélites) para lançá-los em órbita.
Objetivos específicos do Projeto
- Selecionar a equipe de docentes e de estudantes (da UFMA e das escolas públicas-parceiras) que farão parte do processo de capacitação e/ou no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica;
- Identificar as principais demandas do munícipio de Alcântara para a definição das quatro temáticas que serão trabalhadas;
- Realizar as capacitações;
- Desenvolver os projetos de iniciação científica nas escolas públicas-parceiras;
- Proporcionar um ambiente para a divulgação das pesquisas de iniciação científica realizadas nas escolas públicas parceiras.
Produtos que devem ser desenvolvidos pela UFMA e Fundação Sousândrade
- Alinhamento e revisão do plano de trabalho
- Relatório diagnóstico da demanda da comunidade de Alcântara, para projetos educacionais em STEAM, com foco nas tecnologias espaciais e suas aplicações, e indicação de temáticas para as capacitações.
- Relatório com as metodologias a serem adotadas para o desenvolvimento das temáticas nas capacitações de estudantes e docentes.
- Satélites CanSat educacionais para escolas e capacitações
- Capacitação presencial para uso dos satélites CanSat educacionais para estudantes da UFMA e docentes do ensino fundamental II e/ou ensino médio.
- Relatório com a definição da equipe e de temática do projeto “Nosso Satélite em Órbita”
- Desenvolvimento do projeto “Nosso Satélite em Órbita” em uma escola de Alcântara
- Dez objetos de aprendizagem para a capacitação nas temáticas 1 e 2.
- Dez objetos de aprendizagem para a capacitação nas temáticas 3 e 4.
- Capacitação presencial estudantes UFMA – temáticas 1 e 2.
- Capacitação presencial de docentes – ensino fundamental II e/ou ensino médio das escolas públicas de Alcântara – temáticas 1 e 2
- Capacitação presencial de estudantes – ensino fundamental II e/ou ensino médio das escolas públicas de Alcântara – temáticas 1 e 2