Apresentação
O cuidado das crianças com perturbações do desenvolvimento, ou em situação de grave risco, é uma das prioridades dos serviços sociais, educativos e de saúde.
No passado, a organização destes serviços assentou na ideia de uma estimulação precoce destinada a conjugar intervenções especificamente destinadas à criança, numa perspectiva, preponderantemente, reabilitativa.
O conceito atual de IP envolve todos os recursos do contexto, centrando-se, de modo especial, na família, enquanto meio fundamental da promoção do desenvolvimento, e valorizando a sua dimensão de resposta integrada multidisciplinar.
Objetivos
- Capacitar para o desenvolvimento de respostas para crianças com deficiência, perturbações do desenvolvimento ou em situação grave de risco.
- Promover a criação de respostas articuladas e globais dirigidas não apenas à criança mas também à família e comunidade.
Público-alvo
Médicos, Psicólogos, Educadores, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Técnicos de reabilitação, Técnicos de serviço social.
Duração
16 horas
Modalidade
Presencial
Investimento
Valor da inscrição para aluno:
R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)
Valor da inscrição para Profissionais das área da Educação e da Saúde:
R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
Programa
- Bases e fundamentos da Intervenção Precoce no desenvolvimento
- Da estimulação à Intervenção
- Contributos das neurociências
- Contributos do estudo da relação mãe-bebé
- Contributos das perspectivas sistémica e ecológica
- Pressupostos da Intervenção Precoce
- Intersectorialidade
- Inclusão
- Modelos de Organização dos serviços
- Modelo centrado na família
- Intervenção nos contextos naturais
- Intervenção de base comunitária
- Avaliação e Diagnóstico em IP
- Sinalização e elegibilidade
- Acolhimento dos casos
- Processo e metodologias de avaliação
- Adaptação parental à deficiência
- Modelo de adaptação
- Instrumentos e programas
- O processo de Intervenção
- Plano individual de intervenção
- Intervenção com a criança
- Intervenção com a família
- Intervenção com a comunidade
- Transdisciplinaridade e Organização das equipas
- Constituição das equipas e gestores de caso
- Trabalho multidisciplinar e de equipa
- Desafios transdisciplinares
Formador
Vitor Franco – Professor da Universidade de Évora (Portugal) na área dos Transtornos do Desenvolvimento. Psicólogo, doutor em Psicologia Clínica.
Coordenação
Lívia da Conceição Costa Zaqueu