A FSADU se solidariza com a família e amigos pela perda do Prof Dr. Othon de Carvalho Bastos, aos 85 anos.
Othon foi reitor da UFMA entre os anos de 1996 a 2003. Era graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (1963), Mestre em Biologia – Imunologia pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1979).
Com uma longa caminhada no desenvolvimento de estudos na área acadêmica, Othon Bastos foi empossado na Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira de n° 38, onde recebeu reconhecimento nacional e internacional pela inestimável contribuição ao desenvolvimento da ciência brasileira. Além de reitor da UFMA, Othon Bastos foi secretário de Ciência e Tecnologia nos governos de Jackson Lago e José Reinaldo Tavares (2003-2009) e secretário de Educação de São Luís, no mandato de João Castelo (2011-2012).
Também foi coordenador dos cursos de especialização em Farmácia e em Marketing e Comunicação, na Fundação Sousândrade. Na UFMA, foi responsável pela criação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Imunologia. Foi reconhecido internacionalmente com prêmios, incluindo um do Ministério de Relações Exteriores da França.
Defensor da Educação em EaD
Visionário, Othon Bastos foi um grande defensor da modernização da educação. É de sua iniciativa a criação da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em 2006, que já formou milhares de profissionais por meio da Educação a Distância (EaD).
Também foi responsável pela criação do UFMA Virtual, implementado em 2007, que tem por finalidade promover políticas integradoras de ensino, pesquisa, extensão e inovação de metodologias e de cultura tecnológica digital para o desenvolvimento de cursos, projetos e ações da Universidade Federal do Maranhão na área do ensino a distância no território nacional e em países de língua portuguesa.
Como reitor da UFMA, Othon desempenhou um papel significativo na administração da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento e a expansão da instituição. Durante seu mandato, a UFMA passou por diversas transformações, incluindo melhorias na infraestrutura e na qualidade do ensino.