GERAL
Favorecer a inclusão socioprodutiva, pelo trabalho, de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da capacitação, da promoção de aquisição e doação de equipamentos, visando elevar renda do grupo de empreendedores na Zona Urbana e Periurbana, contribuindo para a sua emancipação econômica.
ESPECÍFICO
- Desenvolver habilidades e atitudes para serem aplicadas no contexto social e empresarial, visto a necessidade de manter clientes no processo de relacionamento, além de promover o conhecimento de forma interdisciplinar, visando um método dialético, construtivo e emancipatório.
- Identificar os aspectos qualitativos e quantitativos dos beneficiários no âmbito do seu trabalho.
- Praticar o conhecimento, habilidade, atitudes em torno do social, manifestando e exprimindo opiniões, sentimentos e ideias, evidenciando o processo de ensino-aprendizagem.
- Proporcionar a participação dos beneficiários por meio do diálogo sobre situações ocorridas diariamente no trabalho e suas reações diante das mesmas.
- Contextualizar cada situação com o assunto abordado proporcionando uma analise critica conjunta.
- Despertar e desenvolver o senso crítico e reflexivo, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, buscando aplicação do conhecimento adquirido no campo econômico, político e social.
- Demonstrar a importância dos temas abordados para o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
- Conhecer os princípios essenciais de higiene na aquisição, armazenagem, manipulação, processamento de alimentos e distribuição das refeições.
- Orientar os beneficiários a fornecer a alimentação segura e de qualidade.
- Demonstrar de forma eficiente e eficaz as boas práticas na manipulação dos alimentos;
- Desenvolver a capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil empreendedor, apresentando técnica de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento de recursos necessários ao negócio, estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa;
- Instrumentalizar o beneficiário para identificar oportunidades de negócios promissores;
- Orientar e desenvolver competências relacionadas ao plano e gestão de negócios;
- Fornecer base para gerenciamento dos empreendimentos através de ferramentas auxiliares de gestão e elaboração do caderno de gestão e plano de negócios simplificado.
CIDADES SEDES | QUANTIDADE | |
TURMAS | BENEFICIARIOS | |
SÃO LUÍS (ILHA DE SÃO LUÍS – 4 MUNICIPIOS) | 20 | 500 |
TIMON | 10 | 250 |
SÃO MATEUS DO MARANHÃO | 4 | 100 |
CAXIAS | 2 | 50 |
CODÓ | 4 | 100 |
IMPERATRIZ | 6 | 150 |
AÇAILÂNDIA | 4 | 100 |
SANTO AMARO DO MARANHÃO | 1 | 25 |
ÁGUA DOCE DO MARANHÃO | 1 | 25 |
ARAIOSES | 1 | 25 |
PRIMEIRA CRUZ | 1 | 25 |
TOTAL | 54 | 1.350 |