O Programa de Cooperação Internacional da FSADU, juntamente com suas instituições parceiras promoveu, no período de 27 a 29 de junho de 2024, diversas ações, com a participação dos professores da Universidade de Barcelona, Araceli Teixidó e Guillem Homet Mir, visando o fortalecimento de relações interinstitucionais.
No primeiro dia do evento (27), ocorreu a formalização do Termo de Intenção de Cooperação Acadêmica e Científica Internacional. Este termo tem como objetivo estabelecer um programa de cooperação e intercâmbio científico, tecnológico, educacional e cultural com o programa de Mestrado em Saúde Comunitária da Universidade de Barcelona. Raimundo Palhano, Diretor de Planejamento e Inovação da FSADU, destacou a importância dessa parceria: “Para nós do Programa de Cooperação Internacional, representa um grande avanço na construção desta iniciativa, que já conta com uma parceria com a Universidade de Licungo, em Moçambique, e agora também com a Universidade de Barcelona”.
Guillem Homet, Diretor do Mestrado em Saúde Mental Comunitária da Universidade de Barcelona, comentou sobre a relevância do Programa de Cooperação e da parceria com a FSADU: “A saúde mental é um tema crucial tanto para o Brasil quanto para a Espanha, e este termo de cooperação permitirá um aprendizado mútuo entre nossas instituições, promovendo objetivos amplos e produtivos para ambas as partes”.
Raimundo Palhano continuou destacando os temas centrais abordados no Termo de Intenção de Cooperação: “A Teoria da Base Comunitária enfatiza a importância da participação da comunidade nas políticas públicas, enquanto a Prescrição Social é uma estratégia crucial no enfrentamento de questões relacionadas à saúde mental”.
A presidente da FSADU, Prof. Evangelina Noronha, comentou sobre a cerimônia: “Este momento foi riquíssimo cultural e academicamente, e agora vejo o programa de cooperação se concretizando”.
Após a assinatura do termo, foi realizada uma roda de conversa intitulada “Saúde Mental de Base Comunitária e Políticas Públicas Educacionais Articuladas: O Comunitário como Centro”. O evento foi conduzido pela Psicóloga Raissa Palhano, Mestre em Saúde Mental Comunitária pela Universidade de Barcelona, e por Eduardo Borges, Mestre em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental pela Universidade Autônoma de Barcelona, com o objetivo de debater questões relacionadas à saúde mental com os presentes.
Durante a cerimônia, também foi lançada a publicação “O Poder Comunitário e Prescrição Social em Saúde e Educação”, destinada a consolidar as ações realizadas durante o evento. Esta publicação visa promover reflexões sobre o poder comunitário em saúde e educação, sinalizando o lançamento de uma revista de cooperação focada em temas de interesse dos países envolvidos. Raimundo Palhano reforçou a importância deste lançamento: “A publicação será um espaço para divulgar ideias, propostas, conquistas e todos os projetos relacionados ao Programa de Cooperação”.
A programação seguiu até sábado (29), com visitas técnicas que complementaram as atividades abordadas no evento. Essas visitas proporcionaram oportunidades práticas para os participantes conhecerem de perto as iniciativas e os projetos em andamento na área de saúde mental comunitária, fortalecendo ainda mais os laços entre as instituições envolvidas
Sobre o Programa de Cooperação Internacional da FSADU
Criando em 2021, o Programa de Cooperação Internacional da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, surgiu como uma das estratégias para o fortalecimento das relações interinstitucionais e o desenvolvimento de importantes parcerias nacionais e internacionais, voltado ao intercâmbio cultural e científico em prol do aprimoramento das políticas públicas em geral.