profa e reitora Nair com menção honrosa reduzida

A Fundação Sousândrade (FSADU) recebeu, dia 1º de novembro, Menção Honrosa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelos 40 anos do Centro. O evento “Formando Gerações e Produzindo Ciência com Competência” homenageou professores, técnicos administrativos, coordenações, laboratórios, setores técnico-administrativos e instituições parceiras. A diretora- presidente da FSADU, Evangelina Noronha, recebeu a homenagem pelas mãos da reitora da UFMA, Nair Portela.

Criado com o nome de Centro Tecnológico (CT), o atual CCET iniciou suas atividades com apenas dois cursos: Química Industrial, do então Instituto de Ciências Físicas e Naturais, e Engenharia Elétrica. As homenagens que remetem à origem do CCET foram representadas pelo homenageado de honra, o professor João Pereira Martins Neto, considerado o “pai do CT”, que foi responsável pela implementação do Centro Tecnológico.

Atualmente, o CCET possui dez depósitos de patentes e duas concedidas, sendo estas dos projetos “Climatizador para Veículos Automotrizes e também para qualquer tipo de ambiente” e “Captação de Energia Eólica por meio de conchas montadas modularmente em torre metálica”. Para receber a homenagem de patentes, foi convidado o inventor das duas patentes e docente do Departamento de Física, Cândido Justino de Melo Neto.

Na ocasião, o atual diretor do CCET, Ridvan Nunes, destacou: “Sou ex-egresso das primeiras gerações do CCET, e é uma emoção estar aqui fazendo parte desta história. Tentamos estabelecer uma linha do tempo, desde os primeiros diretores, alunos, professores e funcionários nesses 40 anos. É importante ver que estão todos aqui”, disse.

mesa

A reitora Nair Portela parabenizou o Centro e a importância das quatro décadas de atividades e pesquisas. “São 40 anos de trabalho realizado. Comemorar essa trajetória da instituição é um momento de consagramento. O CCET construiu uma história com cursos de relevância e uma vasta produção cientifica, e temos que comemorar esses 40 anos de vitória e contribuição do Centro e da UFMA”, destacou.

*Com informações do Portal UFMA

Back to Top