Cristina Loyola em Dublin mar 17

O Projeto “Cuidando do Futuro”, em parceria acadêmica com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade (FSADU), foi selecionado e apresentado no 7º Congresso Mundial de Saúde Mental da Mulher, em Dublin, na Irlanda, de 6 a 9 de março de 2017.

 

"Cuidando do Futuro" foi desenvolvido nos anos de 2009 a 2011, por meio de um Convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDES e esta Fundação, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD.

 

Uma das estratégias foi melhorar a autoestima das mães, para sentirem-se mais fortes emocionalmente e não desistirem do aleitamento exclusivo, bem como não permitirem maus tratos e não abandonarem seus bebês. “Estas são algumas das maiores causas da mortalidade neo natal”, destaca a coordenadora do projeto, Cristina Loyola. “Este trabalho de comunidade é uma sofisticada ação de saúde mental na atenção primária em saúde”, completa.

O projeto alcançou seu objetivo e reduziu em 10% a mortalidade neonatal em 17 municípios do Maranhão. Atual na sua proposta, tem o mesmo foco do “Rede Cegonha”, implantado pelo Ministério da Saúde em 2011, para oferecer às gestantes usuárias do SUS- Sistema Único de Saúde – atendimento cada vez mais qualificado e humanizado.

A FSADU foi além nesta parceria, doando para as mães atendidas pelo projeto, enxovais, máquinas de costura e material de conservação do leite materno.

MAIS DO PROJETO

Um dos grandes marcos deste projeto foi a criação da “Casa do Meio do Caminho”, em Itapecuru-Mirim e em Santa Luzia. São casas de acolhimento voluntário, “empoderadas” de diversas tecnologias sociais e de permacultura, que recebem de maneira generosa e solidária as gestantes que residem na zona rural, as que necessitam de apoio, alimentação ou descanso, as que estão aguardando exames no hospital ou aguardando a volta para suas residências (esta recomendação do hospital para “voltar outro dia”, já implicou em intervenções tardias na gestação, que provocaram, muitas vezes, morte fetal ou sofrimento fetal com quadro asfixio grave no recém nascido).

O projeto contribuiu para a redução da Mortalidade Infantil em 17 municípios do Maranhão considerados prioritários pelo Ministério da Saúde quando da assinatura do Pacto Nacional para redução da Mortalidade Infantil.

Ressalte-se que o “Cuidado do Futuro” implantou, também, tecnologias de cuidados simples e fundamentais para assistência, como:

Algibeiras - forma de tornar visível para todos, quem são as gestantes, em qual trimestre se encontram, nome e endereço, além de elevar a auto-estima da gestante;

Flor de Mãe - garantia/controle do aleitamento materno exclusivo, através de atividades lúdicas de baixo custo;

Placa da Gestante- forma de convocar todo o bairro para cuidar da gestante, tornando-a visível à ESF e à comunidade;

Placa da Puérpera - forma de convocar todo o bairro para cuidar da puérpera, tornando-a visível à ESF e à comunidade, produzindo generosidade e associando cuidados diferenciados (da enfermeira, da benzedeira, da Mãe de Santo, da parteira tradicional);

Folder do Acompanhante - estratégia para contra argumentar médicos e equipe de enfermagem, de que o acompanhante não está preparado para assistir o parto e “atrapalha”. Constatamos que a presença do acompanhante produz apoio emocional à gestantes, e sobretudo produz um constrangimento presencial que pode qualificar o cuidado em saúde.

O público alvo do projeto foram os profissionais de saúde que integravam as equipes de Saúde da Família, notadamente os Agentes Comunitários de Saúde-(ACS) as parteiras leigas, os auxiliares/ técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos da Estratégia Saúde da Família e integrantes da comunidade (familiares de gestantes e líderes comunitários), que nestes municípios somavam um total de 4.771 pessoas que representam cuidadores de 20.904 famílias (considerando-se famílias constituídas por cinco indivíduos).

A estratégia foi ensinar a pensar na metodologia do Plano de Trabalho e Avaliação- PTA sobre Mortalidade Infantil, e saber aplicá-lo no cotidiano das famílias, de modo a produzir uma assistência em saúde que implicasse na redução da mortalidade infantil.

OPTA foi elaborado a muitas mãos: consultores do Ministério da Saúde, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde/Secretaria Adjunta de Ações Básicas de Saúde e pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - ONG que desenvolveu e registrou no Banco de Êxitos do Banco do Brasil a metodologia do PTA (Portal: www.bb.com.br).

 

Objetivo Geral:

Reduzir a mortalidade infantil atuando no fortalecimento das competências familiares, nos determinantes educacional e de qualificação profissional, capacitando todos os atores sociais (médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, parteiras leigas e integrantes da comunidade), como Educadores Sociais e como gente que se importa, capazes de desenvolver um trabalho competente, generoso e solidário, na perspectiva de ultrapassar o conceito de Grupo para formar um Time, cuja meta foi de reduzir a Mortalidade Infantil em 10% no período de Dez/2009 a Fev/2011.

Impacto esperado

Desenvolvimento de competências para apoiar gestantes, famílias e recém nascidos, de forma eficiente no desafio de um cuidar solidário e co-responsabilizado entre os atores sociais, protegendo, promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida.

Indicadores:

- Comunidade, família e profissionais de saúde competentes em acolher, apoiar e cuidar das gestantes e seus bebês;

- Gestantes capazes de auto cuidar-se e cuidar de seus bebês;

- Projetos individuais e coletivos de futuro construídos e operacionalizados;

- Indicador de Mortalidade infantil reduzido;

- Aumento da expectativa de vida;

- PTA operacionalizado pelos cuidadores.

Raimundo Palhano e Evangelina Noronha assinam certificado

A Escola de Formação de Governantes (EFG) e Fundação Sousândrade certificaram alunos de 611 municípios que concluíram o Curso de aperfeiçoamento sobre planejamento e gestão do plano municipal de ação do selo Unicef na Amazônia Legal Brasileira. O curso, online, beneficiou nove Estados que fazem parte da Amazônia Legal. Entre eles, o Maranhão, que inscreveu 157 municípios.

A FSADU foi parceira deste curso que buscou capacitar, em serviço, membros das Comissões Intersetoriais do Selo Unicef, aprimorando a formação e atuação profissional na área de planejamento e de gestão de políticas públicas, voltadas a garantir os direitos da criança e do adolescente e conhecendo novos instrumentos de planejamento e gestão.

Na foto, a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, com o diretor da EFG, Raimundo Palhano, assinando os certificados que serão entregues aos alunos. “Como trabalho final, a EFG vai avaliar a metodologia e efetividade do selo e indicar melhorias”, informou o diretor, estimando para final de abril o resultado desta pesquisa.  

Clique aqui para mais informações sobre o curso da EFG.

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Os alunos dos cursos de Especialização Conducente ao Mestrado em Portugal , oferecidos pela Fundação Sousândrade, em parceria com o I.U.A.- Instituto Universitário Atlântico, reuniram-se durante dois dias (10 e 11 de março) para debater, apresentar trabalhos e provocar reflexões sobre como o conhecimento que eles estão construindo nos cursos pode ser estendido para os campos social e profissional.

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“Este é o I Simpósio Interdisciplinar de Integração Acadêmica, pois outros virão. Nosso objetivo é continuar promovendo a integração entre alunos e professores”, disse a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha. O diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação, Ivaldo Vidigal, representou o I.U.A. e reafirmou a importância do evento. “É uma oportunidade ímpar para analisarmos conteúdo e objetivos, com a proposta de integração acadêmica”, disse.  

O evento contou com conferência, palestras, sessões de comunicação oral e foram apresentados 30 trabalhos e 21 pôsteres. “Consideramos o evento exitoso, visto que os alunos que participaram tiveram oportunidade de se envolver em discussões de caráter acadêmico e apresentar seus projetos de investigação científica que estão desenvolvendo nos Mestrados”, analisou a professora Mestra Eliana Alves, coordenadora do simpósio. “A organização dos alunos e o nível de preparação dos projetos superaram nossas expectativas. Há uma crescente necessidade, expressa pelos estudantes, de intensificação das atividades acadêmico-científicas como forma de ampliar a competência de escrita e apresentação em eventos científicos”, complementou.

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A metodologia de elaboração de resumos e de apresentação de trabalhos científicos é um meio didático e interativo de aprender e desenvolver pesquisa. É também necessário para os processos históricos de produção e divulgação científica no Estado. Segundo a coordenadora, o simpósio e outros eventos dessa natureza tendem a atrair um número cada vez maior de participantes, na medida em que essa experiência relevar para todos os alunos a importância da divulgação dos conhecimentos produzidos e a integração entre eles. 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Para a abertura do simpósio, foi convidado o professor cearense Casemiro Campos, Doutor em Educação e pesquisador na área de formação de professores. Ele foi professor visitante da Universidade do Porto – Portugal, com a qual coordenou Projeto de Intercâmbio Cultural. “Parabenizo a Fundação Sousândrade por este evento, pois o conhecimento tem que ter compromisso com a vida das pessoas. Um Mestre com título é uma coisa. Um Mestre producente é outra”, disse o professor na conferência. “É necessário que os saberes do mundo dialoguem, para gerar o saber do exemplo, da experiência”, complementou, citando o professor Doutor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra.

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O tema do professor Casemiro Campos, “Educação e Formação profissional na era do conhecimento e transdisciplinaridade”, provocou discussões sobre o modo de trabalho atual e ele propôs ao alunos: “Se eu tivesse de escolher um slide desta apresentação, eu escolheria o que traz a reflexão do Boaventura sobre conhecimento (abaixo). Pensem nisto”.

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Ao final, a Fundação presenteou o  professor com um livro sobre a  cultura do Maranhão e sorteou  exemplares do livro “Didática,  ferramenta para o trabalho  docente em sala de aula”, de autoria de Campos.

 

ENTREVISTA NA RÁDIO UNIVERSIDADE FM
Clique aqui para ouvir a entrevista que o professor Casemiro Campos concedeu à Rádio Universidade FM
Casemiro na Rádio Universidade gravação Programa Rádio Opinião 10 03 17

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CURSOS DE IDIOMAS
Árabe, Chinês e Russo

REALIZAÇÃO
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com apoio da Fundação Sousândrade

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Russo: De 07/03/2017 a 17/04/2017
Chinês: De 07/03/2017 a 02/05/2017
Árabe: De 07/03/2017 a 15/05/2017

INÍCIO DOS CURSOS
Russo: 17/04/2017
Chinês: 02/05/2017
Árabe: 15/05/2017

VAGAS
15 vagas para cada curso.

CARGA HORÁRIA
200h

DURAÇÃO
6 meses

DAS AULAS
De segunda à quinta-feira, das 19h às 21h.

LOCAL DAS AULAS
IEMA Praia Grande.

Endereço
Rua Portugal, nº 199. Praia Grande. São Luís-MA

VALORES
Inscrição: R$ 30,00 (trinta reais)
Mensalidades: 06 parcelas de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
a) Cópia de documento de identidade oficial
b) Cópia do CPF
c) Comprovante de residência
d) Uma foto 3x4 colorida e recente
e) Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula

Da entrega de documentos
Os interessados em se inscrever nos Cursos de Idiomas, deverão entregar os documentos especificados no item 8 (acima), dentro do prazo estabelecido para o período de inscrições.
A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para a Fundação Sousândrade, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:
Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.
Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

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