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CURSOS DE IDIOMAS
Árabe, Chinês e Russo

REALIZAÇÃO
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com apoio da Fundação Sousândrade

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Russo: De 07/03/2017 a 29/05/2017
Chinês: De 07/03/2017 a 29/05/2017
Árabe: De 07/03/2017 a 29/05/2017

VAGAS
15 vagas para cada curso.

CARGA HORÁRIA
200h

DURAÇÃO
6 meses

DAS AULAS
De segunda à quinta-feira, das 19h às 21h.

LOCAL DAS AULAS
IEMA Praia Grande.

Endereço
Rua Portugal, nº 199. Praia Grande. São Luís-MA

VALORES
Inscrição: R$ 30,00 (trinta reais)
Mensalidades: 06 parcelas de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
a) Cópia de documento de identidade oficial
b) Cópia do CPF
c) Comprovante de residência
d) Uma foto 3x4 colorida e recente
e) Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula

Da entrega de documentos
Os interessados em se inscrever nos Cursos de Idiomas, deverão entregar os documentos especificados no item 8 (acima), dentro do prazo estabelecido para o período de inscrições.
A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para a Fundação Sousândrade, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:
Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.
Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

 

 

1.CURSO

Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos

 

2.REALIZAÇÃO
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com apoio da Fundação Sousândrade

 

3.PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 15/02/2017 a 08/06/2017

 

4.PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De 26/06/2017 a 04/12/2018

 

5.PÚBLICO-ALVO
Destina-se a profissionais e interessados de diversas áreas que tenham comprovamente de conhecimentos básicos de Libras e/ou experiência no atendimento às pessoas surdas.

 

6.VALORES
• Inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais)
• Mensalidades: 18 parcelas de R$ 160,00 (cento e sessenta reais)

 

7.POLOS
• São Luis;
• Caxias;
• Balsas;
• Porto Franco;
• Imperatriz;
• Grajaú.

 

 

 

8.CALENDÁRIO DE EVENTOS

 

 

ORD

ATIVIDADES

DATAS

01

Inscrição e Divulgação do Curso

15/02/2017 – 08/06/2017

02

Entrega da Documentação

16/02/2017 – 09/06/2017

03

Análise da Documentação e Seleção dos Inscritos

12/06/2017 – 19/06/2017

04

Divulgação do Resultado

20/06/2017

05

Duração do Curso na Plataforma

26/06/2017 – 04/12/2018

09

Término do Curso

04/12/2018

 

 

9.DOCUMENTOS NECESSÁRIO

a) Cópia do diploma ou declaração de conclusão de graduação de nível superior expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)
b) Cópia do Histórico Escolar da graduação de nível superior
c) Cópia de comprovante de, no mínimo, 120h de Curso de Libras e/ou declaração de atuação na Educação de Surdos
d) Cópia de documento de identidade oficial
e) Cópia do CPF
f) Uma foto 3x4 colorida e recente
g) Curriculum Vitae
h) Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula

 

9.1 Da entrega de documentos
Os interessados em se inscrever no Curso de Especialização em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos, deverão entregar os documentos especificados no item 9 (acima), dentro do prazo estabelecido para o período de inscrições.
A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para a Fundação Sousândrade, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:
Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.
Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

10.OBJETIVOS

O Curso de Especialização de Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos será destinado a formar profissionais interessados em aprofundar conhecimentos nessa área de modo interdisciplinar.

10.1.Geral
Formar profissionais de diversas áreas em Libras e práticas pedagógicas aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos, visando sua atuação no atendimento de instituições públicas ou privadas em uma perspectiva inclusiva.

10.2.Específicos
• Favorecer a construção de conhecimentos teórico-metodológicos referentes ao processo comunicativo e estrutural da Libras;
• Possibilitar a aquisição de competências e habilidades profissionais em Libras como meio essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas destinadas a surdos;
• Desenvolver competência linguística na produção sinalizada e escrita de forma que auxilie a construção da Educação Bilíngue e Inclusiva de surdos.

 

 

 

 

 

12.MATRIZ CURRICULAR

NÚCLEO 01

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

PROCESSO ESTRUTURAL E COMUNICATIVO DA LIBRAS

01

Introdução à EAD

30h

Dr. João Batista Botenttuit Júnior

 

02

Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Libras

60h

Dra. Livia Conceição Zaqueu

 

03

Fundamentos Históricos e Legais da educação inclusiva e Bilíngue de surdos

30h

Me. Claudiane Santos Araújo

 

04

Aquisição de linguagem como L1 e L2 no Processo de aprendizagem de surdos

30h

Me. Maria Nilza Oliveira Quixaba

 

05

Libras I - Introdução aos Estudos do Léxico da Língua Brasileira de Sinais

30h

Esp. Andréa Rejane Melo Brito

 

06

Libras II - Formação de Sinais a partir das unidades mínimas de significação

45h

Esp. Léa Cristina Ferreira Santos

 

07

Libras III - Classes Gramaticais na Libras

45h

Esp.  Andréa Rejane Melo Brito

 

08

Libras IV - Estrutura das Sentenças em Libras

45h

Esp. Arenilson Costa Ribeiro

 

09

Libras V: Processos Semânticos e Pragmáticos nos discursos em Libras

45h

Me. Rosimeri Bernieri de Souza

 

NÚCLEO 02

 

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM LIBRAS

 

10

Metodologias e práticas pedagógicas em Libras como L1 para surdos

45h

Dra. Karin Lilian Strobel

 

11

Metodologias e práticas pedagógicas em Libras como L2 para ouvintes

45h

Me. Janaina Teles Pereira Santos

 

12

Tecnologias Emergentes para o ensino de Libras

30h

Dra. Heridan Guterres Pavão

 

13

Tradução e interpretação em Libras

30h

Esp. Léa Cristina Ferreira Santos

 

14

Práticas de tradução e interpretação em Libras (laboratório)

 

30h

Esp. Arenilson Costa  Ribeiro

 

15

Práticas em Escrita de Sinais

30h

Esp. Maik Waldemar Oliveira

Esp. Adriana Oliveira Santos Matias

 

NÚCLEO 03

 

DISCIPLINAS

CH

PROFESSORES

 
 

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

16

Educação Bilíngue de Surdos (Estudo de Casos)

30h

Me. Maria Nilza Oliveira Quixaba

 

17

Estágio em ambientes educacionais (uso da Libras)

30h

Me. Janaina Teles Pereira Santos

 

18

Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

60h

Dra. Lívia Conceição Zaqueu

 

TOTAL

18

690 h

   

 

 

A antiga sede da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão, situada à Rua de Santaninha, 194 – Centro, foi reaberta no dia 02 de junho, para abrigar o Programa de Atenção Social Sousândrade- PASS, apoiado pela FSADU desde o ano de 2014. O objetivo é desenvolver ações socioeducativas, culturais e profissionalizantes, abrangendo crianças, jovens e adultos, de várias faixas etárias, oriundos das comunidades menos assistidas pelas políticas públicas em São Luis.


O Programa funcionava anteriormente, no Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa) e no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve). A inauguração da nova sede aconteceu durante uma solenidade que contou com a presença da Reitora da UFMA, Profa. Nair Portela e outras autoridades, inclusive ex Reitores e professores.


Conforme esclarecimentos do Coordenador do PASS, Prof. Fernando Ramos, o Projeto permitirá a inclusão de novos alunos em oficinas de aulas de inglês, informática, dança, teatro, artes cênicas, música e com perspectivas da implantação do projeto de alfabetização de jovens e adultos para atender pessoas carentes que por algum motivo não terminaram seus estudos.


A Diretora- Presidente da Fundação Sousândrade, Profa. Evangelina Noronha, enfatizou o trabalho que a FSADU vem realizando, através do apoio a projetos na área da educação, da saúde e meio ambiente, e a partir de agora, disponibilizará projetos de ações sociais diversificadas, ampliando o leque de opções para a clientela carente de São Luís.


A Reitora da UFMA, profa. Nair Portela, destacou a importância do papel que a Fundação Sousândrade vem mantendo junto à Universidade Federal do Maranhão ao longo desses anos, na execução e fortalecimento dos projetos realizados em parceria, onde evidencia-se a troca de qualificação dos serviços prestados reciprocamente. Classificou como importante o novo serviço implantado na FSADU, que certamente seria mais um espaço, onde professores e alunos desenvolveriam, além de atividades de estágio, projetos de pesquisa e extensão.


Como a história da Universidade Federal do Maranhão está diretamente ligada à história da Fundação Sousândrade, a solenidade de inauguração do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS) rendeu homenagens a professores da UFMA e ex-dirigentes da FSADU. A professora Regina Celi Miranda Reis Luna, ex-superintendente da Fundação Sousândrade, ex-Pró-Reitora de Extensão e ex-vice-reitora da UFMA, foi homenageada com uma Sala de Educação, que leva o seu nome.

A solenidade marcou, também, o encontro de três ex-reitores da UFMA., Prof. José Maria Cabral Marques, responsável pela criação, em 1982, da Fundação Sousândrade e também homenageado com uma sala em seu nome; Othon Bastos e Fernando Ramos, atual coordenador do PASS. As ex-presidentes da FSADU Socorro Neiva e Rosário Almeida também foram homenageadas com duas salas com seus respectivos nomes. Ao final, os convidados participaram de um Café Cultural, com a participação artística do grupo de jovens assistidos pelo programa.

Veja a Reportagem do Jornal Mirante 2ª Edição Apresentado na sábado sobre o PASS (04.06.2016) - Clique Aqui

 

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PÚBLICO ALVO

 O curso destina-se aos professores, gestores que atuam em escolas de tempo integral, interessados no campo da educação profissional.

 

OBJETIVO GERAL

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, professores e gestores que atuam na educação profissional, visando ampliar seus conhecimentos sobre a docência nesse campo, bem como a capacidade de reflexão,  análise e desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria do  processo de ensino-aprendizagem.  

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Contribuir para a reflexão sobre a história e política da educação profissional no Brasil, favorecendo ao desenvolvimento de  uma prática pedagógica referenciada.

•Favorecer a vivência de processos de produção de conhecimentos que busquem uma melhor compreensão da educação profissional e tecnológica em suas múltiplas determinações.

•Possibilitar a compreensão do currículo integrado na perspectiva da educação profissional, visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos.

•Aprofundar o debate sobre a construção coletiva dos projetos pedagógicos de cursos,  bem como da  integração e organização das ações pedagógicas na educação profissional.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

16 de Janeiro de 2017 a 17 de abril de 2017

 

VALORES

INSCRIÇÃO  R$ 50,00
CURSO 18 x R$ 250,00

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

O Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica terá o seu foco na formação pedagógica voltada para atuação na educação profissional e tecnológica e será desenvolvido na modalidade a distância, com momentos presenciais. Está organizado em 10 disciplinas mais a orientação do trabalho de conclusão do curso, distribuídas em três eixos interdependentes e complementares, num total de 420h, a serem trabalhadas em 12 meses e no máximo 16 meses, incluindo a apresentação do trabalho de final de curso –TCC.

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

ORD

DISCIPLINAS

CH

01

Oficina sobre ambientação e uso do Ambiente virtual

15

02

História e Política da Educação Profissional no Brasil

45

03

Trabalho, Educação e Formação Profissional

30

04

Currículo Integrado na Educação Profissional

45

05

Ensino Médio e Educação Profissional Integrada em Tempo Integral 

45

06

Planejamento, Avaliação da Aprendizagem e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional.

60

07

Juventude, Trabalho e Educação Profissional

45

08

Tópicos Especais – Diversidade e Inclusão na Educação Profissional

45

09

Metodologia do Trabalho Científico

30

10

Projeto de Intervenção e Prática Pedagógica na Educação Profissional

30

11

Orientação de Trabalho de conclusão de Curso – Monografia/ artigo

30

 

TOTAL

420h

 

Após efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, o(a) candidato(a) deverá entregar, para fins de matrícula, os documentos listados abaixo.

ORD

DOCUMENTOS

01

Cópia do diploma de Graduação expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

02

Cópia do Histórico Escolar de graduação

03

Cópia do Documento de Identidade oficial

04

Cópia do CPF

05

Cópia do comprovante de residência

06

Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição

07

1 Foto 3x4 colorida e recente

08

Currículo Lattes ou Vitae

 

LOCAL
Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU).

ENDEREÇO
Rua das Juçaras, Qd 44, nº 28. Renascença I. São Luís-MA. CEP: 65075-230

TELEFONE
(98) 4009 1045 / 9 8802 0220

HORÁRIO
8h às 12h e das 13h às 17h.

visita tecnica itaqui

 Os alunos do curso de extensão em Sistema Portuário e Transporte Marítimo da Fundação Sousândrade realizaram no dia 16 de dezembro uma visita técnica no TEGRAM - Terminal de Grãos do Maranhão, localizado dentro do Porto do Itaqui. A recepção e condução da visita foi liderada pelo Gerente da Glencore, Anderson Santos, que recebeu toda a equipe com extrema prontidão e eficiência. Na ocasião os alunos puderam conhecer a área de operação da Glencore, seu armazém, sua sede administrativa e por fim o berço onde é realizado a efetiva operação portuária. Foi uma oportunidade para comparar os conhecimentos teóricos aprendidos no curso e debater com profissionais de mercado temas relevantes da gestão e logística portuária.

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