Os inscritos no Programa de Inclusão Sócio Produtiva “Mais Renda” em São Luís assistiram nesta quarta (06.09), no Palácio Henrique de La Rocque, à aula inaugural da segunda fase do projeto na capital. A solenidade foi conduzida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, representando o governador Flávio Dino, e pelo coordenador do Programa, Fábio Corrêa. A Fundação Sousândrade (FSADU) é a responsável pelo gerenciamento e apoio técnico da capacitação dos 270 alunos.

IMG-20170906-WA0028

Secretário Neto Evangelista na abertura do evento, representando o governador Flávio Dino.  Foto: Karlos Geromy

O Programa “Mais Renda” é idealizado pela Sedes com objetivo de favorecer a inclusão socioprodutiva, pelo trabalho, de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da capacitação e doação de equipamentos.

Equipe FSADU

Coordenador técnico do projeto da FSADU, Allysson Campos, com parte da equipe

A Fundação Sousândrade foi contratada para desenvolver toda a capacitação, que envolve segurança alimentar, empreendedorismo e gerenciamento de negócios. Ao final do treinamento, os alunos capacitados receberão kit de negócios, como o kit de alimentação, composto por carrinhos, distribuídos de acordo com a vocação de cada beneficiário, adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, tapioca, fritadeiras ou chapas a gás. Eles receberão, também, fardamento oficial do programa. 

PORTALEquipe sousandrade na recepção

O secretário da Sedes, Neto Evangelista, disse para os alunos aproveitarem ao máximo a capacitação. “O objetivo é que vocês cresçam cada vez mais”. O coordenador Fábio Corrêa ressaltou: “Os treinamentos têm um tempo de vida útil, mas o conhecimento que vocês adquirirem será para a vida toda”.

Um exemplo de quem soube aproveitar a oportunidade é Rosemilda dos Santos (foto abaixo). Ela participou da primeira fase do projeto e foi ao evento compartilhar sua experiência. “Ano passado, eu estava desempregada e vendia bolos na porta de casa. Hoje, por causa do “Mais Renda”, estou dando oportunidade de trabalho para três pessoas da minha família e vou comprar meu primeiro carro”, contou ela, que vende cerca de 100 hambúrgueres por dia, além de cachorro-quente e batata-frita.

PORTAL- Rosemilda Santos

O diferencial deste projeto é que o trabalhador recebe acompanhamento durante um ano nas áreas jurídica e contábil. A equipe técnica da FSADU elaborou um Plano de Negócios para que os alunos realizem a medição das vendas todos os meses, identificando possíveis erros e acertando o caminho.

equipe vencedora para competição nacional 05 09 17

Equipes de Robótica do Iema – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – unidades plenas de São José de Ribamar e Pindaré-Mirim, estão classificadas para competições que acontecem ainda este ano em âmbito nacional. A participação deles contará com apoio logístico da Fundação Sousândrade.

medalhas classificação campeonato nacional 05 09 17
A classificação da equipe de robótica do Iema ribamarense veio durante participação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que aconteceu no sábado, dia 2 de setembro, no ginásio poliesportivo do Instituto em São José de Ribamar. A equipe ganhou o primeiro lugar no Nível 2 (alunos do ensino médio) e se classificou para a final da OBR que vai acontecer em Curitiba, de 7 a 10 de novembro. Nesta competição, a equipe de robótica de Pindaré-Mirim recebeu medalha por sua classificação em terceiro lugar no Nível 2. Acostumada a enfrentar desafios, a equipe de Pindaré vai participar, como convidada especial da etapa nacional, do WRO – World Robot Olympiad – que acontece dia 16 deste mês no Rio de Janeiro, na Escola Sesi Jacarepaguá. “A participação dessas equipes, suas conquistas e os novos desafios nos enchem de alegria e nos fazem acreditar na capacidade desses jovens”, disse o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada.

 

Fonte: Portal do IEMA/ Governo do Maranhão

 

IMG 20170901 165043040

A parceria entre Fundação Sousândrade (FSADU) e Centro Integrado do Rio Anil (Cintra) começou em ritmo acelerado. Em menos de um mês de contrato assinado, a Fundação já iniciou cinco oficinas profissionalizantes: Artesanato, Dança, Teatro, Estética, Música e Padaria. As oficinas são desenvolvidas pela escola, mas passaram a ser gerenciadas pela FSADU. A próxima será no dia 11 de setembro para cuidador de idosos.

Para registrar o início desta parceria, a Fundação apresentou aos alunos do Cintra, na última sexta (01.09), o espetáculo “Buços et e tal”, que faz parte do projeto social “Jovens fazendo arte”, do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS). Na oportunidade, a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, e a coordenadora de projetos Integrados do Cintra. Dinamara Mesquita, assinaram o termo de parceria, com apoio de todas as coordenações do Centro Integrado. “A Fundação Sousândrade trabalha para o desenvolvimento da educação no Maranhão, portanto estarmos numa escola como o Cintra, fomentando conhecimentos para cinco mil alunos, é uma grande satisfação para nós”, disse Evangelina Noronha.

IMG 1014

Antes da apresentação do espetáculo, Dinamara Mesquita falou à plateia formada pelos alunos: “Nós convidamos vocês para virem aqui porque gostaríamos de compartilhar este momento importante para o Cintra”, disse. “Queremos ressaltar que estamos agora com uma instituição renomada no Estado, de grande credibilidade, que é a Fundação Sousândrade, e essa parceria trará muitas oportunidades para vocês”, completou a coordenadora.

Entre as oportunidades, está prevista a realização no Cintra dos cursos do PASS que acontecem no Espaço Cidadão da FSADU, na rua de Santaninha. O coordenador do PASS, Fernando Ramos, está reorganizando os horários para que seja possível a realização dos cursos nos dois locais.

Pelas gargalhadas e palmas da plateia para o espetáculo “Buços etc e tal”, deve haver grande interesse para o curso de Teatro e Dança do “Jovens fazendo arte”. Os alunos formaram fila no camarim para trocarem ideias e fazerem fotos com o elenco. Vale ressaltar que a peça foi escrita e produzida pelos alunos do programa social da Fundação, sob a direção artística de Josué da Luz.

IMG 1029

IMG 0967

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fundação Sousândrade (FSADU) e União dos Ex-Prefeitos e Prefeitos (UNEPP) assinaram na manhã desta sexta-feira (01.09) o Termo de Parceria para a realização dos cursos de especialização, na modalidade Educação a Distância (lato sensu), em Gestão de Saúde, Gestão Pública e Gestão Municipal. Participaram do ato da assinatura o diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFMA, Nélio Guilhon, a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, e o presidente nacional da UNEPP, Raimundo Filho.

IMG 0956

IMG 0835

A diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, deu as boas-vindas aos presentes e disse que o momento é oportuno. "Precisamos elevar o nível de discussão sobre gestão pública no Brasil, e o caminho é o da educação. Obrigada por confiarem na Fundação Sousândrade". Também pela FSADU, o diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (Nacitec), Ivaldo Vidigal, falou sobre a parceria. “Os projetos e as ações provenientes dessa parceria vão contribuir para o desenvolvimento da gestão pública brasileira”, disse.

IMG 0851

Pela Universidade, o diretor do NEAD, Nélio Guilhon, apresentou o termo assinado pela reitora da UFMA, Nair Portela. “Em nome da reitora, reforço, aqui, o comprometimento da Universidade para este parceria”, disse.

IMG 0894

 

Também pela UFMA, o chefe de Departamento de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Imobiliárias, Walter Nunes, convidou a plateia a refletir: “De que vale a Universidade se não sair do seu Campus para servir à sociedade?”.

IMG 0865
O presidente da UNEPP e ex-prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho, disse que o projeto da entidade é promover a capacitação dos gestores para atuarem de forma mais efetiva. “Às vezes, pequenos erros, por desconhecer a matéria, podem levar o ex-prefeito a responder processo judicial por um longo período”.

IMG 0930
Fundada em 2015, a UNEPP é uma entidade apartidária, com jurisdição em todo o território nacional, dedicada a atuar na solução dos problemas comuns dos ex-prefeitos e gestores em geral.
Neste primeiro momento, serão oferecidas 210 vagas para as cidades de São Luís, Imperatriz e Santa Inês, totalizando 630.

Magayve Lima

O Programa Qualificar, da Rádio Unviersidade FM, conversou com o engenheiro civil Magayve Lima (foto) sobre sua descoberta de permêatro de PVC para medir a permeabilidade de solo. Ele é um dos autores do artigo “Estudo da condutividade hidráulica de solos utilizando permeâmetro convencional e permeâmetro de PVC”., da Revista Científica e Tecnológica da Fundaçao Sousândrade.

Ouça aqui!

Nova arte jul 17

 

"Qualificar" é um programa quinzenal, com notícias sobre a Fundação Sousândrade.

Próxima edição: 11 de setembro, às 17h50. Rádio Universidade FM- 106,9.

 

 

 

Pagina 5 de 32

Back to Top