MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - Ciências Jurídicas

(Aulas presencias em Lisboa/Portugal)

UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA - A UAL

A Universidade Autónoma de Lisboa, criada em 13 de Dezembro de 1985, é a mais antiga Universidade privada do país, com 30 anos de experiência ao serviço da comunidade acadêmica e estudantil. Com um corpo docente de excelência e uma vasta oferta formativa composta por dezenas de licenciaturas, mestrados, pós-graduações e doutoramentos, das mais variadas áreas do conhecimento, a UAL é hoje uma realidade incontornável no ensino superior em Portugal.

 

INSTALAÇÕES

A UAL prima também pelas suas instalações, uma vez que proporciona a todos boas salas de aulas e de apoio, adaptadas às necessidades do ensino superior e dos seus estudantes. A localização de excelência é um dos seus pontos fortes, uma vez que suas instalações são servidas pela rede integrada de transportes públicos, facilitando a mobilidade dos alunos no seu dia-a-dia.

 

MESTRADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS.

Cada curso é composto de 120 ECTS e desenvolve-se ao longo de 2 anos.

APRESENTAÇÃO

O Instituto Universitário Rio de Janeiro e a Universidade Autónoma de Lisboa Luis de Camões, tem o prazer de apresentar o cCurso de Mestrado e Curso de Doutorado, cursados na modalidade intensiva.

A UAL coloca a disposição dos alunos, um corpo docente de excelência, reconhecido em toda Europa e com reconhecimento no Brasil.

As aulas ocorrerão na UAL em sua sede no Palácio dos Condes de Redondo - Rua Santa Marta, 56 - 1169-023 Lisboa/Portugal.

 

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo principal do convênio firmado entre as instituições é permitir aos profissionais brasileiros que preencham os requisitos, efetuarem sua formação superior completa em uma das mais modernas Universidades européias, buscando adequar às necessidades e as possibilidades, o curso será ministrado semestralmente e em quatro (04) módulos de 12 dias cada um, na sede da Universidade Autónoma de Lisboa, na cidade de Lisboa - Portugal.

 

PLANO DE ESTUDOS

De acordo com o programa de estudos da UAL, o Mestrado/Doutorado em Ciências Jurídicas, irá propiciar aos alunos, cursar as disciplinas básicas e aprofundar seus estudos nas suas áreas de interesse. Em virtude das várias profissões jurídicas envolvidas na nossa graduação, o curso objetiva não só criar referências teóricas aos futuros Mestres e Doutores, mas também desenvolver sua autonomia individual e a capacidade crítica de seus conhecimentos.

DOUTORAMENTO EM DIREITO

Diretor: Professor Doutor Pedro Trovão do Rosário

O curso de Doutoramento tem a duração prevista de seis semestres, sendo os dois primeiros letivos, o terceiro destinado à preparação do projeto de tese e os restantes destinados à elaboração da tese.

Nos semestres letivos, os doutorandos devem frequentar e apresentar trabalhos na disciplina nuclear da variante e numa disciplina optativa, que estão subdivididas em temas. A nota final da Unidade Curricular é composta pela média aritmética das classificações obtidas nos dois trabalhos realizados no âmbito da Unidade Curricular.

Pelo menos um dos trabalhos realizados deve poder ser objeto de uma comunicação num encontro científico, com eventual publicação. Tal será contabilizada com 5 ECTS no 3º semestre.

Os trabalhos realizados ao longo do ano letivo podem ser publicados na seção "working papers" do Centro de Investigação "ratio legis", integrando o trabalho dos doutorandos as atividades do centro.

Os alunos devem, ainda, participar nas sessões do seminário permanente.

Depois de admitidos pelo Conselho Científico à preparação de tese, os doutorandos devem preparar, no terceiro semestre, um projeto de tese que será discutido e apreciado por um júri.

Os semestres restantes são dedicados à elaboração da tese.

 

CIÊNCIAS JURÍDICAS

Duração de cada módulo: duas semanas de aula - de segunda à sexta-feira no horário de 09h às 20h com uma hora de intervalo para o almoço.

Primeiro Módulo Mestrado:

Contratos 
Metodologia da Investigação 
Direito Processual Civil 
Direito Constitucional
Trabalho Orientado de Direito Civil 

 *(Essa última disciplina com trabalho a ser apresentado oralmente e preparado ANTES da viagem)

Segundo Módulo Mestrado:

Seminário de Investigação de Direito Penal 
Seminário de Investigação de Direito Civil 
Seminário de Investigação de Direito Processual Civil 
Seminário de Investigação de Direito Constitucional 
Direito Processual Penal
Elaboração de Dissertação

*Orientação de dissertação, realizada sem a presença física do aluno em Portugal.

Primeiro Módulo Doutorado:

Seminário de Orientação 
Problema cerne da Ciência do Direito 
A Autonomia da Vontade e a Negociabilidade Jurídica 
Novos Desafios em sede de tutela da personalidade 

*Defesa de dissertação - presencial.

Segundo Módulo Doutorado:

Estado, Lei e Poder Judicial: O Direito em Ação 
Direito, Política e Economia: interrelação científica 
O Direito: da norma ao procedimento e à fase aplicativa 

*Orientação de tese realizada sem a presença física do aluno em Portugal.

*Defesa de tese - presencial.

*O aluno assiste as aulas de forma consecutiva, mas somente estará inscrito no Doutorado se for aprovado no Mestrado. O Doutorado quando feito com o Mestrado não é cobrado do aluno, mas se for feito separadamente é o mesmo valor do Mestrado. 

 

PÚBLICO ALVO

Graduados em Direito

PROCESSO DE SELEÇÃO

Os interessados devem preencher ficha de pré-inscrição no site da Fundação Sousândrade, onde será gerado um boleto. Após o boleto pago, trazer até a Fundação Sousândrade, comprovante de pagamento além de cópia de documento de identidade, diploma ou certificado de conclusão de graduação em Direito (frente e verso), histórico escolar e Curriculum Vitae para análise.

Para ser aceito no curso, o candidato terá seu currículo submetido à avaliação da Universidade Autónoma de Lisboa.

OBS: A Fundação Sousândrade será responsável pelo processo de inscrição. Os demais procedimentos serão realizados pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro. http://www.institutouniversitario.com.br    

INSCRIÇÃO 

Clique no botão para realizar a sua inscrição.

 

 

 

Os candidatos aprovados no processo de seleção devem apresentar os seguintes documentos:

- 03 fotos 3x4 coloridas;

- 02 cópias autenticadas do documento de identidade (emitido por órgão de segurança pública) - Não poderá ser CNH ou Carteira da OAB ou de Classe;

- 02 cópias autenticadas do CPF;

- 01 cópia autenticada do diploma de graduação (realizado por apostilamento no Cartório);

- 01 cópia autenticada do histórico de graduação;

- 01 cópia autenticada de diploma de especialização (se tiver);

- 01 cópia autenticada do passaporte (com no mínimo 06 meses de validade posterior a data da viagem);

- Curriculum vitae modelo Europeu; (Curriculum Vitae Europeu: www.europass.cedefop.europa.eu/pt/home)

- Contrato;

- Boletim de Candidatura;

 

Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas 

 

Quantidade

Valor Unitário

Local

Cadastro

1

Gratuito

www.fsadu.org.br

Matrícula

1

R$ 3.000,00

www.institutouniversitario.com.br

Prestações

30

R$ 1.450,00

 

CRONOGRAMA

Cadastro

até 23 de outubro

Matrículas

12 de setembro a 23 de outubro

Início do Curso

Janeiro de 2017

 

DÚVIDAS SOBRE REVALIDAÇÃO

Breves Informações Sobre Revalidação de Títulos Estrangeiros (Clique Aqui)

Revalidação do Título de Especialista (Clique Aqui)

Em anexo, Parecer Homologado do Ministério da Educação que trata sobre assuntos relacionados ao reconhecimento de diplomas de cursos de graduação, mestrado e doutorado, realizados fora do Brasil por instituições de ensino. 

Clique Aqui e veja o Parecer Homologado. 

 

 

 

proeb

A Fundação Sousândrade participou, no dia 12/08/2016 (sexta-feira), da Cerimônia de outorga do grau do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica - PROEB, realizada no município de Central do Maranhão. Ao todo, foram 71 formandos, sendo 43 do Curso de Licenciatura em Letras e 28 do Curso de Ciências Exatas (Física, Química e Matemática), todos de licenciatura.

Estiveram presentes na solenidade a Coordenadora Técnica de Projetos da Fundação Sousândrade, Shirley Saraiva, a Assessora de Interiorização da UFMA, Raimunda Marinho, representando a Reitora Nair Portela, o Prefeito de Central do Maranhão, Vanderlino de Jesus Gonçalves, a Coordenadora Financeira do PROEB/UFMA, Tânia Amorim, a Secretária de Educação de Central do Maranhão, Deusdina Veloso, o Chefe do Departamento de Matemática e Coordenador do Curso de Ciências Exatas do PROEB, Hilkias Jordão de Souza e a Coordenadora do Curso de Letras, Heridan Guterres. 

O PROEB é destinado a professores da educação básica da rede de ensino público, executado por meio de convênios entre as prefeituras municipais do Estado do Maranhão e a UFMA, com o apoio técnico e operacional da Fundação Sousândrade.

O PROEB visa formar professores para a educação básica, com graduação plena na habilitação escolhida dentre as oferecidas, com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade. 

Atualmente, o PROEB / UFMA oferece nove cursos de graduação (Pedagogia, Ciências Exatas, História, Geografia, Matemática, Educação Física, Filosofia, Letras e Ciências Biológicas), abrangendo treze dos municípios maranhenses (Tutóia, Pinheiro, Presidente Vargas, Guimarães, Alto Alegre do Pindaré, Pindaré-Mirim, Central do Maranhão, Urbano Santos, Morros, Vargem Grande, Turiaçu, Cantanhede e Buriticupu).

O PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL SOUSÂNDRADE (PASS) Desde 2014, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA vem desenvolvendo e patrocinando o então, PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL (PAS), ainda em parceria com a Universidade Federal do Maranhão que, em 2014 e 2015, tem oferecido espaços físicos no Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (NASA) e no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE). O Portanto, este PROGRAMA, inicialmente funcionando nos espaços acima referidos, tendo sido constituído de 2 Projetos de arte, educação,cultura e profissionalização, dirigidos a populações adolescentes e jovens com o objetivo de garantir o desenvolvimento de suas potencialidades , visando contribuição para suas vidas saudáveis.

Neste sentido, inúmeros projetos têm sido desenvolvidos com a participação de muitos parceiros, revelando sempre o Compromisso Social da FSADU. Neste sentido, também, a FSADU tem se preocupado, nos últimos anos, em garantir a manutenção e continuidade de projetos comprometidos com as comunidades menos favorecidas. Assim, para que possa alcançar o objetivo supracitado, a FSADU tem investido na ampliação, na diversificação do seu espaço físico e na qualificação dos seus recursos humanos.

Com a nova proposta da criação do ESPAÇO CIDADÃO, na antiga sede da FSADU, localizado na Rua de Santaninha, no Centro de São Luís, este Programa passará a ser denominado de PROGRAMA DE ATENÇÃO SOCIAL SOUSÂNDRADE (PASS), onde poderão ser desenvolvidos não só os dois Projetos supracitados, já integrados ao Programa, como inúmeros outros Projetos Sociais, dirigidos a populações menos assistidas, em todas as faixas etárias.  Atualmente o PASS,  tem duas turmas de Iniciação a Lingua Inglesa, uma turma e Teatro e uma turma de Dança. 

Fotos 01 e 02 - Turma de Inglês

Fotos 03 e 04 - Turma de Teatro e Dança

Fotos 05 e 06 - Visita ao Teatro Arthur Azevedo para assistir o show de tributo a Cassia Eller

 

 

 

 

 

 

 

Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a empresa Projecil Engenharia LTDA e a Fundação Sousândrade com o objetivo de disseminar o conhecimento na sociedade maranhense na área da Engenharia, também como, realização de treinamentos práticos, que são necessários no dia a dia das grandes organizações. Serão lançados diversos cursos na modalidade presencial e a distância.

 

 

Pagina 5 de 24

Back to Top